Preservar a história do Judiciário de Araxá na figura dos juízes que atuaram na centenária comarca do Alto Paranaíba. Este é, segundo o diretor do Foro, Renato Zupo, o objetivo da galeria de fotos dos magistrados inaugurada no último dia 16 de maio.
De acordo com Zupo, de 1892 até hoje, aproximadamente 40 magistrados passaram pela comarca, e como se trata de uma jurisdição secular não foi possível encontrar nos arquivos fotos de todos os juízes que lá atuaram. “Toda boa aula de história se concentra em fixar os olhos no passado para poder administrar um futuro melhor”, comentou.
Para a vice-presidente do Interior da Amagis, juíza Maria Luiza Santana Assunção, que representou o presidente da Amagis, juiz Nelson Missias de Morais, a inauguração da galeria, que resgata e preserva a história da comarca de Araxá, também foi uma oportunidade para congregar os magistrados da região, seja da ativa ou aposentados. Também participaram da solenidade o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Sérgio Resende, e o presidente do Colégio de Presidentes de Tribunais de Justiça do Brasil, Marcus Faver, que estavam na cidade participando do Encontro dos Presidentes dos Tribunais de Justiça do país.