Na tarde de hoje, 7 de abril, foi inaugurado no gabinete do diretor do foro de Belo Horizonte o retrato do juiz Cássio Azevedo Fontenelle, que exerceu a função de julho de 2014 a janeiro de 2016. A inauguração da foto, que passa a compor a galeria dos juízes, contou com diversos convidados, entre magistrados, servidores e a comunidade jurídica. Veja mais imagens deste evento no Flickr.

cassio fonteneleO corregedor-geral de justiça de Minas Gerais, desembargador Antônio Sérvulo dos Santos, destacou que não é praxe agradecer a homens públicos pelo serviço prestado, porque é dever deles trabalhar com acuidade, dedicação, produtividade e probidade. “Contudo, é justo e meritório enaltecer o exercício da atividade pública executado com dedicação extrema, dinamismo, eficiência e ética”, ponderou.

O magistrado enfatizou que, ao assumir a direção do Foro de Belo Horizonte, Cássio Fontenelle proporcionou a ele, enquanto corregedor, tranquilidade e segurança para se incumbir de outras atribuições igualmente exigentes. O desembargador Antônio Sérvulo desejou sucesso ao colega juiz e fez votos de que a “brilhante trajetória” de Cássio Fontenelle continue exitosa.

Em breve discurso em seguida ao descerramento do seu retrato, o homenageado, atualmente titular da 27ª Vara Cível da capital, frisou seu sentimento de gratidão. Referindo-se àqueles com que se sente em dívida, mencionou em particular os responsáveis por sua inserção na esfera administrativa do Judiciário: os desembargadores Antônio Marcos Alvim Soares, Joaquim Herculano Rodrigues e Antônio Sérvulo dos Santos. Fez um agradecimento especial à mulher, a também juíza Luciana Nardoni Álvares da Silva Fontenelle, e às filhas Carolina e Isabela.

Fontenelle salientou que, etimologicamente, “obrigado” relaciona-se a “vincular, amarrar”, e disse sentir-se, nesta ocasião, atado por um vínculo de amizade e afeto a diversos incentivadores e colaboradores. Louvou, entre os tipos de riqueza que considera mais importantes, a que consiste nos amigos e na família, ocasião em que saudou a esposa e as filhas e o atual diretor do foro, juiz Rui de Almeida Magalhães, presente à cerimônia.

Currículo

Cássio Azevedo Fontenelle, de 46 anos, é bacharel em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (1994) e especialista em Direito Processual Civil pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC MINAS). Foi professor convidado da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (EJEF), participando de diversos seminários, cursos e palestras de atualização em Direito.

Após atuar como advogado e defensor público, ingressou na magistratura em 2000, tendo passado por Governador Valadares, Sete Lagoas, Rio Vermelho, Itamarandiba, Montalvânia, Manga, Januária e Belo Horizonte. Desempenhou também atividades como juiz eleitoral em algumas comarcas. Nas eleições de 2010 e 2012, presidiu a Comissão de Votação Paralela do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG).

Foi juiz auxiliar da Corregedoria-Geral de Justiça em dois períodos: na gestão do desembargador Antônio Sérvulo dos Santos, de julho de 2014 a janeiro de 2016; e na do desembargador Alvim Soares, de julho de 2010 a junho de 2012. Foi, ainda, juiz auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) na administração do desembargador Herculano Rodrigues, de julho de 2012 a junho de 2014.

Presenças

Também compareceram à solenidade o 2º vice-presidente do TJMG e superintendente da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), Kildare Carvalho; o vice-corregedor-geral, desembargador Marcílio Eustáquio dos Eustáquio; ex corregedor-geral de justiça Alvim Soares; os desembargadores André Leite Praça, José Antônio Braga, Marcelo Guimarães Rodrigues, Raimundo Messias Júnior, Sérgio André da Fonseca Xavier e Wilson Benevides; os juízes auxiliares da Corregedoria Adilon Cláver de Resende, Bruno Teixeira Lino, Henrique Oswaldo Pinto Marinho, Roberto Oliveira Araújo Silva, Sérgio Henrique Cordeiro Caldas Fernandes, Simone Saraiva de Abreu Abras e Soraya Hassan Baz Láuar; a juíza auxiliar da Presidência, Lílian Maciel Santos; o juiz auxiliar da 2ª vice-presidência do TJMG, Luiz Carlos Resende e Santos.

Fonte: TJMG
Foto: Renata Caldeira/TJMG