santaluziamemoria6.jpg

Em uma solenidade disputadíssima, foi inaugurado hoje, 4, o Memorial Fotográfico do Fórum de Santa Luzia, que conta com o quadro do patrono do Fórum, desembargador Pedro Vianna, o retrato do senador Modestino Gonçalves, patrono do salão do júri, e as fotos dos ex-diretores do Fórum, que teve seu espaço reinaugurado. Foi feita a revitalização da Galeria de Fotos, criada em 1980, incluindo a coletânea de 26 retratos, fotografias e dados biográficos da Comarca de Santa Luzia do Rio das Velhas, como era conhecida a cidade de Santa Luzia.

O projeto é uma iniciativa da juíza Aldina Soares, diretora do foro da Comarca e diretora de Comunicação da Amagis, e tem o objetivo de resgatar a trajetória e a memória do Judiciário do município, além de traduzir o valor documental e histórico da magistratura luziense no cenário do Judiciário em Minas Gerais.

A abertura da solenidade de inauguração foi presidida pela juíza Aldina Soares que ressaltou a importância de Santa Luzia e seus filhos ilustres, como os presentes da solenidade, entre eles os ex-presidentes do Tribunal de Justiça, desembargadores Márcio Aristeu Monteiro de Barros e Orlando Adão, a juíza Sônia Diniz Vianna, e o Senador Modestino Gonçalves que hoje dá nome ao Salão do Júri. “Que todas as nossas ações doravante sejam espelhadas em mentes tão brilhantes e trajetórias de honra e glória como as dos juízes que aqui passaram e dos outros homens de outrora que ainda hoje nos fazem querer seguir seus passos repletos de dignidade e altivez”, afirmou a magistrada.

santaluziamemoria13.jpg

Os juízes que já foram diretores do foro ou os seus representantes que estavam na solenidade receberam uma rosa em homenagem ao que representam para o judiciário Luziense, bem como aqueles que contribuíram para a história do fórum e com o sucesso do projeto.

Entre os homenageados estava a ex-escrivã e tabeliã do foro de Santa Luzia, Maria Adélia Machado. Muito querida por todos os presentes, ela agradeceu a todos os envolvidos no projeto na pessoa da juíza Aldina Soares, a quem dirigiu as palavras do pensador Louis Pasteur: “A grandeza das ações humanas é proporcional à inspiração que as produz. Feliz é aquele que traz dentro de si um Deus, um ideal de beleza a que obedece: ideal de arte, ideal de ciência, ideal de pátria, ideal de virtudes evangélicas. São essas as fontes vivas dos grandes pensamentos e das grandes ações. Todas elas refletem a luz do infinito”, disse .

A solenidade foi realizada no salão do Júri da Comarca de Santa Luzia e contou com autoridades do Judiciário e dos poderes Executivo e Legislativo, entre elas o desembargador Eduardo Mariné, que representou o presidente do TJMG, desembargador Pedro Bittencourt; os desembargadores Orlando Adão e Márcio Aristeu, ex-presidentes do TJMG; a desembargadora Cláudia Regina Guedes; a juíza Luzia Peixoto, vice-presidente Administrava da Amagis, que representou o presidente da Associação, desembargador Herbert Carneiro; a juíza Rosimere Couto, diretora de Comunicação da Amagis; as juízas Márcia Heloísa Silveira; Edna Márcia Caetano; Arlete Aparecida Coura; os juízes Rogério Santos Abreu; Antônio Eustáquio Teixeira; Geraldo Lins; a juíza federal Sônia Vianna; Jair Santana; o prefeito de Santa Luzia Carlos Alberto Calixto; a vice-prefeita Roseli Pimentel; presidente da Câmara Municipal Pedro Martins Damião; o presidente da Seção da OAB Francisco Massara; e o procurador do município Daiane Souza.

Veja aqui as fotos do evento.