Em parceria com a Fundação Hemominas, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) cadastrou doadores de medula óssea na comarca em Uberaba, nesta quarta-feira (18).

Comemorado no terceiro sábado do mês, o Dia Mundial do Doador de Medula Óssea será celebrado neste ano no sábado (21) e a iniciativa também ocorrerá na capital do Estado e em outras cidades no período até quinta (19).

A ação ocorre no 4º andar do Fórum Melo Viana, das 10h às 16h. O interessado deve levar documento de identidade e o Código de Endereçamento Postal (CEP) da residência.

A expectativa é atingir 80 pessoas, conforme o juiz diretor da comarca em Uberaba, Fabiano Garcia Veronez. "Diante da diversidade do público que frequenta o Fórum, acho que o lugar é bastante adequado para esse trabalho", observou.

Equipe da Fundação Hemominas recolherá a amostra de sangue (5 ml) e cadastrará o tipo sanguíneo do candidato no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome). Em caso de compatibilidade, o doador será contatado.

Conforme o Redome, para doar medula óssea é preciso: 

  • Ter entre 18 e 55 anos de idade;
  • Estar em bom estado geral de saúde;
  • Não ter doença infecciosa ou incapacitante;
  • Não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico.

O Fórum Melo Viana fica na Avenida Maranhão, 1.580, Bairro Mercês.

Fonte: G1