O juiz diretor do Foro da comarca de Belo Horizonte, Renato César Jardim, defendeu a necessidade de a Justiça buscar novas formas de aprimoramento da prestação jurisdicional também por meio do debate e da criatividade. A declaração foi dada no Fórum Permanente Corregedoria-Geral de Justiça–Ordem dos Advogados do Brasil/MG, realizado na última quarta-feira, 17 de novembro, no Fórum Lafayette.
O debate enfocou as rotinas das secretarias e o andamento processual da Justiça de Primeira Instância. Os trabalhos foram coordenados pelo juiz diretor do Foro da Capital, Renato César Jardim. Os advogados Leonardo Beraldo e Aparecida Rossi representaram a OAB/MG.
O juiz diretor do Foro ressaltou a importância da cooperação entre as duas instituições. Essa foi a primeira participação de Renato César Jardim no Fórum Permanente CGJ–OAB como juiz diretor do Foro de BH. Para o magistrado, esse debate, que busca a melhoria dos trabalhos a serem prestados para a sociedade, é também um exercício de cidadania.
Os representantes da OAB/MG também se manifestaram sobre a importância da parceria. A advogada Aparecida Rossi comemorou a expansão do Fórum Permanente rumo ao interior do Estado. Segundo a advogada, ele já está instalado em 18 comarcas.
O Fórum Permanente foi criado oficialmente em dezembro de 2007, por meio da Portaria-Conjunta 01/CGJ/OAB/2007, assinada pela Corregedoria-Geral de Justiça e pela Ordem dos Advogados do Brasil. Seu objetivo é “debater questões relevantes para o bom andamento dos serviços e estabelecer parcerias para a busca de solução de problemas relativos às atividades exercidas no âmbito da 1ª Instância”.
Fonte: TJMG