Renato Jardim foi diretor do Foro no período de 2010 a 2012 e, atualmente, exerce a função de juiz auxiliar da presidência do TJMG. O magistrado afirmou que sai com sentimento de dever cumprido. “Minas foto, que passa a integrar a galeria de ex-diretores, simbolizará um momento positivo em minha vida. Não em termos de realizações administrativas, mas no sentido do prazer de ter servidor ao TJMG e à Corregedoria-Geral de Justiça na condução dos destinos da maior comarca do Estado”, disse.
O atual diretor do Foro, Marco Antônio Feital Leite, destacou que a gestão do juiz Renato Jardim à frente do Foro foi muita profícua. “Imbuído dos mais sinceros propósitos, ele sonhou, planejou e concebeu inúmeras ações que serviram efetivamente para o aprimoramento da prestação jurisdicional na comarca de Belo Horizonte”, afirmou.
O corregedor-geral de justiça de Minas Gerais, desembargador Audebert Delage, lembrou um texto do escritor português José Saramago para exemplificar a passagem de Renato Jardim pela direção do Foro. “ ‘Não basta chegar, deve-se chegar e ter um propósito onde se chega’. Aqui nos temos um exemplo de que, aqueles que aqui chegaram a ter sua fotografia nessa galeria, chegaram e disseram porque chegaram”, disse.
Natural de Belo Horizonte, Renato César Jardim se formou em Direito pela PUC Minas, em 1985, e ingressou na magistratura em 1996, atuando nas Comarcas de Pompéu, Peçanha, Araxá e Belo Horizonte. É pós-graduado em Direito Empresarial pela Fundação Dom Cabral, tendo ainda especialização em Direito Aeronáutico. Membro da Academia de Letras do Brasil e da Academia Araxaense de Letras, é diretor da revista Magiscultura, da Amagis, e gestor das metas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) junto ao TJMG.