O desembargador José Francisco Bueno, da 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), foi homenageado ontem, dia 9 de dezembro, em sua última sessão na Corte Superior antes da aposentadoria. O 1º vice-presidente do TJMG, desembargador Cláudio Costa, destacou a trajetória do magistrado, há mais de quatro décadas na magistratura. Para ele, José Francisco Bueno mantém sua capacidade de se indignar e “tem predisposição ao combate, para impedir que as tramas da violência se transformem em rotina”.
O 1º vice-presidente ressaltou também a fé e a franqueza, características, em sua opinião, marcantes no perfil de Bueno. “Tememos sua ausência e ficaremos com a herança de seu agir como homem e juiz”, afirmou. Depois de sua homenagem, o desembargador Cláudio Costa convidou os demais integrantes da Corte Superior a aplaudirem o colega que se despede da magistratura.
O presidente do TJMG, desembargador Sérgio Resende, e diversos magistrados que participaram da sessão de julgamento nesta quarta-feira aderiram à homenagem, elogiando a atuação de José Francisco Bueno ao longo da carreira. “Na Corregedoria-Geral de Justiça, onde o sucedi, o desembargador promoveu uma administração moderna e eficiente. Desejo que ele continue nessa caminhada sempre serena e pacífica”, afirmou o corregedor-geral de Justiça, Célio César Paduani.
Para Reynaldo Ximenes Carneiro, 2º vice-presidente do TJMG e superintendente da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), Bueno deixa o Tribunal como “exemplo de grande juiz e de cidadão idôneo”. José Francisco Bueno agradeceu as manifestações e afirmou sua satisfação no trabalho como magistrado. O desembargador fez questão de reafirmar a sua felicidade pela atuação nas comarcas por onde passou e das quais não se esquece.
José Francisco Bueno requereu sua aposentadoria a partir de 7 de janeiro de 2010. Sua vaga será ocupada por ordem de antiguidade. Assim, o presidente Sérgio Resende deve convocar para tomar posse como membro efetivo a desembargadora Jane Silva, integrante da 3ª Câmara Criminal. A posse deve ocorrer no dia 13 de janeiro, primeira sessão do ano que vem.
Fonte: TJMG