Os juízes Francisco Ricardo Sales Costa e Narciso Alvarenga Monteiro de Castro tomaram posse no cargo de desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) em solenidade realizada nesta sexta-feira, 14 de março. A cerimônia foi conduzida pelo presidente do TJMG, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior, e reuniu diversas autoridades, magistradas, magistrados, servidores, amigos e familiares dos empossados. A presidente da Amagis, juíza Rosimere Couto, participou do evento.


Ao empossar os colegas, o desembargador Corrêa Junior, destacou a trajetória e o brilhantismo de ambos na carreira. “Receber dois colegas como estamos recebendo nessa solenidade é uma honra e uma alegria muito grande. O Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais se agiganta, cresce e se renova toda vez que recebe novos membros, principalmente neste momento em que recebe os dois magistrados, com mais de 30 anos de Magistratura, vidas dedicadas ao Poder Judiciário do Estado de Minas Gerais e uma história na Justiça Mineira”, ressaltou o presidente enfatizando ainda seu orgulho pessoal em presidir a solenidade. “São dois queridos amigos e grandes magistrados. Tenho certeza de que hoje o Poder Judiciário sai muito mais engrandecido e de que nós teremos condições de continuar prestando uma jurisdição mais rápida, célere e eficaz, realizando, no estado de Minas Gerais, a Justiça que queremos para termos uma sociedade mais justa e igualitária”, concluiu.

 
A presidente da Amagis, juíza Rosimere Couto, ressaltou a importância da promoção dos magistrados e destacou a trajetória de excelência de ambos. "Os desembargadores Francisco Ricardo Sales Costa e Narciso Alvarenga Monteiro de Castro sempre se destacaram pelo brilhantismo de suas decisões, pelo respeito aos jurisdicionados e pelo zelo com a função judicante. Tenho certeza de que continuarão a prestar um serviço de excelência na Segunda Instância, honrando a magistratura mineira", afirmou.
 

O desembargador Francisco Ricardo Sales falou de sua alegria em chegar ao TJMG e agradeceu a confiança dos colegas que sufragaram seu nome. “Minha expectativa é prestar o melhor serviço que eu puder ao Tribunal e à sociedade mineira a quem sirvo há 31 anos como magistrado. Espero poder dar o melhor de mim no exercício da função”, afirmou.
 

Para o desembargador Monteiro de Castro, “chegar ao Tribunal de Justiça é uma alegria muito grande minha e de toda minha família. O coroamento da carreira, de uma longa e áspera caminhada, mas que vale a pena”, afirmou. 

O dispositivo de honra da solenidade foi formado pelas seguintes autoridades: presidente do TJMG, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior; 1º vice-presidente do TJMG, Desembargador Marcos Lincoln dos Santos; 2º vice-presidente do TJMG, Desembargador Saulo Versiani Penna; 3º vice-presidente do TJMG, desembargador Rogério Medeiros Garcia de Lima; a presidente da Amagis, juíza Rosimere das Graças do Couto;  o juiz auxiliar no gabinete do ministro Afrânio Vilela, Armando Ghedini, representando o ministro; os ex-presidentes do TJMG, desembargadores Pedro Carlos Bittencourt Marcondes e Geraldo Augusto de Almeida e o procurador de justiça, Ricardo Ribeiro Martins, corregedor-geral do MPRJ.

Os magistrados foram promovidos em sessão do Órgão Especial realizada na última quarta-feira, 12 de março. Francisco Ricardo Sales Costa, promovido pelo critério de merecimento, passa a integrar a 9ª Câmara Criminal, ocupando a vaga decorrente da remoção da desembargadora Valéria Rodrigues. Já Narciso Alvarenga Monteiro de Castro, promovido por antiguidade, assume o cargo na 15ª Câmara Cível.

Trajetória


Narciso Alvarenga Monteiro de Castro - Natural de Belo Horizonte, Narciso Alvarenga Monteiro de Castro formou-se em Direito pela PUC/MG em 1994. Possui mestrado em Direito e Instituições Políticas pela Universidade Fumec, além de especializações pela UnB e PUC-MG. Ingressou na magistratura em 1997, passando por diversas comarcas, incluindo Passa Tempo, Porteirinha, Ituiutaba, Montes Claros, Juiz de Fora, Belo Horizonte, Poços de Caldas e Uberaba. Em 2022, atuou na Segunda Instância em períodos distintos. Também integrou o Núcleo de Justiça 4.0, julgando processos da tragédia de Brumadinho, e participou da cooperação com a 9ª Vara Criminal Especializada. Além da magistratura, dedicou-se ao magistério e é autor e de diversas obras jurídicas.


Francisco Ricardo Sales Costa - Francisco Ricardo Sales Costa nasceu no Rio de Janeiro e formou-se em Direito pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro em 1984. É mestre em Direito das Relações Contratuais pela Universidade de Franca (SP). Ingressou no TJMG em agosto de 1993, atuando inicialmente na Comarca de Guanhães. Passou por Manga, Ituiutaba e Belo Horizonte, onde exerceu funções na 10ª Unidade Jurisdicional Cível do Juizado Especial e como Juiz Auxiliar de 2º Grau no 2º Núcleo de Justiça Cível Especializada. Atuou na Justiça Eleitoral e como Juiz Auxiliar da Corregedoria-Geral de Justiça. Na Segunda Instância, foi juiz convocado entre 2018 e 2024, compondo a 11ª Câmara Cível e o Núcleo de Justiça 4.0 Cível. Também se dedicou ao magistério, publicou livro e diversos artigos.