Os últimos detalhes para o ato nacional em Defesa da Dignidade e pela Valorização da Magistratura e do Ministério Público, que será realizado no próximo dia 21, em Brasília, foram acertados, nesta quarta-feira (14), na sede da AMB. Entidades que integram a Frente Associativa da Magistratura e do Ministério Público da União (Frentas) foram recebidos pelo Presidente Nelson Calandra. Entre as prioridades das duas classes, estão o Plano Nacional de Segurança dos Magistrados, Saúde, Previdência Social e Política Remuneratória.
“Conversamos e ponderamos aos colegas integrantes da Frentas sobre a necessidade de adequação da nossa linguagem, de falarmos uma política nacional de segurança, das mudanças do código de processo penal como ferramentas indispensáveis para que a população brasileira possa ter paz, que a Justiça penal brasileira seja efetiva. Falamos também sobre os temas ligados à recomposição monetária e sobre o impacto orçamentário. Vamos priorizar a vida, a paz e a tranquilidade do cidadão brasileiro, em primeiro lugar, a efetividade e a rapidez das decisões judiciais”, disse o Presidente da AMB.
Segundo o Presidente da Associação dos Magistrados do Distrito Federal (Amagis –DF), Gilmar Soriano, todas as associações saíram da reunião com tarefas a cumprir para que o evento seja bem-sucedido. “Todo o movimento está encaminhado. Fizemos uma formatação de logística de transporte, alimentação e estrutura de segurança”, informou. “Estamos finalizando o movimento para demonstrar ao Poder Executivo e à população em geral, a necessidade de garantias e prerrogativas da Magistratura para fortalecer o próprio exercício da cidadania”, assegurou o Secretário-Geral Adjunto, Thiago Elias Massad.
Para o Presidente da Associação dos Magistrados da Justiça Militar Federal (Amajum), José Barroso Filho, a reunião foi muito produtiva. “Todas as associações envolvidas no movimento acertaram os últimos detalhes logísticos, pois, haverá Juízes e Promotores de todos os estados da federação. A ideia é que possamos entregar o manifesto aos Presidentes da Câmara, do Senado e do STF”, disse.
A expectativa é de que mil Magistrados e Membros do MP participem do ato. O movimento começa a partir das 11 horas, no Congresso Nacional, no dia 21 de setembro, em Brasília. Na oportunidade, os integrantes das entidades entregarão uma carta aberta aos Presidentes da Câmara, do Senado e do Supremo Tribunal Federal (STF), pleiteando mais atenção aos problemas que afligem as categorias.
Participaram também da reunião, os Presidentes da CONAMP, César Mattar Jr.; da Associação Nacional do Ministério Público Militar (ANMPM), Marcelo Weitzel; da Associação do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (AMPDFT), Antonio Marcos Dezan; da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT), Sebastião Caixeta, e o Vice, Carlos Eduardo de Azevedo Lima; o Secretário-Geral da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), José Carlos Machado, e o representante da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Paulo Schmidt.
Saiba como será a programação do dia 21 de setembro
8h30 às 10h30 – Reunião na Sede Social Amagis/DF (Setor de ClubesSul, Trecho 02, Conjunto 48)
10h30 às 12 horas – Deslocamento até o Congresso Nacional e reunião no Salão Negro do Congresso Nacional, com a participação de lideranças políticas
12 horas – Deslocamento até o Supremo Tribunal Federal
Fonte: AMB