apac-tjmg.jpgRepresentantes de 25 Associações de Proteção aos Condenados (Apacs) de Minas Gerais preparam-se para participar, na semana de 17 a 21 de junho, do 8º Curso de Formação de Gestores e Multiplicadores do Método Apac, na cidade de Itaúna. São esperados 65 gestores de Minas, do Espírito Santo e do Paraná.

Entre os objetivos, destacam-se a formação de gestores para a administração dos Centros de Reintegração Social (CRS) geridos pelas Apacs, sua capacitação como multiplicadores do processo de gestão, reforço dos princípios da metodologia e expansão de sua filosofia para os públicos interno e externo.

Desta vez, o curso será realizado na Apac de Itaúna (avenida João Moreira de Carvalho, 1.336, bairro Parque Jardim Santanense). A abertura está programada para as 8h de 21 de junho, com a presença dos desembargadores Joaquim Alves de Andrade e Jarbas de Carvalho Ladeira Filho e do juiz de direito Luiz Carlos Rezende e Santos, coordenadores do Programa Novos Rumos do TJMG, e do diretor executivo da Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (Fbac), Valdeci Antônio Ferreira.

O curso, realizado desde 2006, é uma promoção conjunta do TJMG, por meio do Programa Novos Rumos, e da Fbac. O público-alvo são os presidentes, vice-presidentes, gerentes administrativos, plantonistas, secretários administrativos, encarregados de finanças, encarregados de oficinas e condutores de segurança que atuam nas Apacs.

Diferencial

A manhã do primeiro dia é reservada para apresentações que ajudam a contextualizar a atuação dos vários parceiros das Apacs, como a Diretoria de Apacs da Secretaria de Estado de Defesa Social; o Projeto Além dos Muros, da Fundação AVSI; e o Projeto Recuperando e Regresso, do Instituto Minas Pela Paz.

À tarde, os participantes fazem visitas técnicas às dependências das Apacs feminina e masculina de Itaúna. A quarta-feira será dedicada às oficinas – um diferencial do curso –, quando pessoas com atuações semelhantes em assuntos específicos, rotinas e padronizações referentes às Apacs podem trocar experiências, tirar dúvidas e propor ações.

A condução do curso está a cargo de Valdeci Antônio Ferreira, presidente da Fbac, que tem a missão de congregar as Apacs de todo o Brasil, além de assessorar as do exterior, zelando pela correta aplicação da metodologia.

Em meio a palestras, dinâmicas, painéis e momentos de espiritualidade, os participantes vão assimilar temas ligados à gestão – ética, planejamento, empreendedorismo, sustentabilidade, entre outros.

Foto: Marina Vilhena
Fonte: TJMG