A Justiça Eleitoral receberá ajuda de um grupo criado pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral, o ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes. O Conselho de Pesquisas e Estudos Eleitorais (CPEE) será formado por 13 especialistas de várias áreas para formular propostas visando o aperfeiçoamento da fiscalização e do controle das atividades eleitorais no pleito deste ano, que escolherá os representantes municipais.

Nelson Junior / SCO / STF

Na primeira reunião do CPEE, na manhã desta terça-feira (7/6), Gilmar Mendes explicou que os profissionais, que não são remunerados, vão contribuir para que a Justiça Eleitoral melhore em todos os sentidos. “Todos de alto nível”, disse o ministro sobre o grupo formado por consultores políticos, jurídicos, econômicos, entre outras áreas.

“Estamos preocupados com a veracidade do controle das campanhas eleitorais e dos gastos. Temos limites muito estreitos estabelecidos na legislação eleitoral e temos medo que isso seja manipulado, não seja observado de maneira devida. Portanto, estamos tomando todas as cautelas em relação a isso. Especificamente sobre o novo modelo de doação, que agora passou a ser apenas por pessoa física, tem que ser acompanhado com o devido rigor”, ressaltou o presidente do TSE.

Veja quem são os integrantes do CPEE:

MembroOcupação
Everardo Macielconsultor jurídico
Maria Tereza Aina Sadekprofessora e cientista política
Jairo Marconi Nicolauprofessor e cientista político
Antoninho Marmo Trevisanprofessor e presidente da Trevisan Escola de Negócios
José Antonio Guimarães Lavareda Filhocientista político
Vladimir Passos de Freitasdesembargador aposentado do TRF-4 e presidente da International Association for Court Administration (Iaca)
Osvaldo Catsumi Imamurapesquisador titular do ITA
Mamede Lima Marquesprofessor e diretor do CPAI-UnB
Bolívar Lamouniercientista político e diretor da Augurium Consultoria
Orjan Olsenpresidente da Analítica Consultoria
Eliseu Martinscontabilista e professor
Luiz Felipe D’avilacientista político
Athayde Fontoura Filhodiretor executivo do conselho

Fonte: Conjur