Em visita, na manhã desta quinta-feira, 2, ao presidente do Senado, José Sarney, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, pediu pressa na aprovação dos candidatos ao Conselho Nacional de Justiça e ao Conselho Nacional do Ministério Público.

- Ajudaria muito se o Senado deliberasse sobre a aprovação dos candidatos - disse Gilmar Mendes ao sair do gabinete de Sarney. Ele se referia à crise do Senado, que está, segundo afirmou, retardando a composição do conselhos.

Em maio último, a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou a indicação de 12 conselheiros para o CNMP e 14 para o CNJ, nomes que deveriam ter sido votados em Plenário até meados de junho, quando terminava o mandato dos atuais membros dos dois órgãos.

Segundo Gilmar, a visita a Sarney - antes precedida por outra ao presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer - foi para tratar de assuntos relativos ao Judiciário, como a votação de projetos de interesse desse Poder no Congresso.

Gilmar garantiu que não conversou com Sarney sobre a crise no Senado. "Essas crises devem ser resolvidas no âmbito do Senado. As crises no âmbito político são geralmente passageiras. O Brasil tem uma classe política extremamente competente", afirmou, logo após o encontro.

Fonte: Agência Senado