O presidente do TJMG, desembargador Nelson Missias de Morais, empossou na manhã desta segunda-feira, 22, o desembargador Gilson Soares Lemes no cargo de superintendente administrativo adjunto do Tribunal, sucedendo o desembargador Alberto Diniz Junior no cargo. O presidente da Amagis, desembargador Maurício Soares, participou da solenidade de posse e desejou êxito ao empossado.
Desembargadores Maurício Soares e Gilson Lemes e Ana Carolina, filha do empossado
No início do evento, Nelson Missias agradeceu ao desembargador Alberto Diniz pelos relevantes serviços que prestou ao Judiciário mineiro enquanto ficou no cargo, tendo sido um braço estendido na solução dos graves problemas pelos quais passa o Poder Judiciário. “Cada superação que conquistamos teve a presença do desembargador Alberto Diniz e dos juízes auxiliares e magistrados que colaboram com a nossa gestão”, disse o presidente do Tribunal. “Estamos recebendo o igualmente competente e talentoso magistrado Gilson Soares que, como Alberto Diniz, tem facilidade para dialogar com as instituições, qualidade imprescindível de gestor”, afirmou Nelson Missias.
União
“Passamos por um momento em que o Judiciário é achincalhado por desavisados que não conhecem a importância da instituição para o estado de Direito e para a democracia. Haveremos juntos de buscar espaços necessários para manter o Judiciário intacto. Não é qualquer bravata que irá enfraquecer a instituição Poder Judiciário”, disse Nelson Missias.
O presidente do TJMG destacou também a importância da boa interlocução entre os poderes e instituições para a superação das dificuldades e lembrou dos últimos dois anos em que, ao lado do presidente da Amagis, desembargador Maurício Soares, trabalhou muito em Brasília para evitar retrocessos para o Judiciário e para a Magistratura. “Unidos, os presidentes de tribunais, chefes de poderes públicos e associações, como a Amagis, que é o braço político da Magistratura, haveremos de superar toda e qualquer dificuldade pela qual passa o Judiciário mineiro”, afirmou o desembargador Nelson Missias.
Fortalecimento
Ao ser empossado, o desembargador Gilson Lemes fez um agradecimento a Deus, ao presidente Nelson Missias e a todos os magistrados que colaboram com a administração do Tribunal. De acordo com ele, assumir o cargo de superintendente administrativo é um desafio, haja vista o momento difícil pelo qual o Judiciário vem passando. No entanto, de acordo com o magistrado, ter à frente do Judiciário mineiro uma liderança como a do desembargador Nelson faz com que o desafio seja aceito e encarado com muita alegria. “O nosso presidente é exemplo de homem público vocacionado, razão pela qual assumo o cargo e conto com a ajuda dos demais colegas para fortalecer o Poder Judiciário e defender nossas prerrogativas", disse o desembargador Gilson Lemes.
Diversas autoridades estiveram presentes na solenidade de posse, entre elas o 1º vice-presidente do Tribunal, desembargador Afrânio Vilela; a 2ª vice-presidente e superintendente da Ejef, desembargadora Áurea Brasil; a 3ª vice-presidente desembargadora Mariângela Meyer; e o corregedor-Geral de Justiça desembargador Saldanha da Fonseca, além de magistrados, familiares e amigos do desembargador empossado.