A captação de água no Rio Doce, em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, foi retomada neste domingo. O processo foi interrompido pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Governador Valadares porque o Rio Doce foi atingido pela lama espalhada depois do rompimento de duas barragens da mineradora Samarco, em Mariana.
Os reservatórios voltaram a ser abastecidos graças ao uso de um coagulante orgânico, chamado de polímero de acácia negra, produzido no Sul do Brasil. O produto possibilita a separação rápida da água e lama.
Em nota, a Prefeitura de Governador Valadares informou que a água voltou a ser captada em alguns pontos da cidade e alertou os moradores que ela pode chegar amarelada no íncio, devido a resíduos nas redes e fundo das caixas d´água. "Mas a água distribuída está dentro dos padrões de potabilidade (potável) para o consumo", diz trecho da nota.
Neste domingo, os 14 postos de distribuição de água na cidade tiveram longas filas. A previsão é que o abastecimento total seja retomado em quatro dias.
De acordo com a Prefeitura, a água chegará primeiro aos seguintes locais:
– Centro; Ilha; bairro de Lourdes e região; Vila Bretas; e a partir do Esplanadinha, São Pedro e os bairros seguintes (no sentido centro bairro); São Cristóvão
Em seguida, a água chegará nas PARTES BAIXAS das seguintes regiões:
– Altinópolis; Nossa Senhora das Graças; Grã Duquesa;Jardim Pérola;
Nos bairros mais distantes e mais altos a água ainda demorará um pouco a chegar:
– Santa Paula; Jardim do Trevo; Planalto, Santo Antônio e região; Turmalina;
A Prefeitura de Valadares alerta ainda aos moradores do Vila Isa e do Santa Ritaé que as regiões são abastecidas por Estações de Tratamento de Água (ETA) próprias, e não da Central. A ETA do Vila Isa volta a funcionar ainda neste domingo. A ETA do Santa Rita volta ao funcionamento normal nesta segunda-feira.
Fonte: Estado de Minas