inconfidenciadestaque.jpg

Em solenidade realizada na manhã de hoje, 21 de abril, em Ouro Preto, magistrados foram homenageados com a Medalha da Inconfidência, concedida anualmente pelo Governo de Minas a entidades e personalidades que contribuem ou contribuíram para o engrandecimento de Minas Gerais e do Brasil.

Por indicação do governador de Minas, Antônio Anastasia, o presidente da Amagis, Herbert Carneiro recebeu a Medalha. Também foram homenageados com a honraria do Governo mineiro, o presidente do STF, ministro Joaquim Barbosa; a ministra do STF, Rosa Maria Weber Candiota da Rosa; os ministros do STJ, Sebastião Alves dos Reis Júnior e Laurita Hilária Vaz; o presidente do TRE-MG, desembargador Antônio Carlos Cruvinel; os desembargadores Luís Carlos Gambogi, Cláudia Regina Guedes Maia, Antônio Álvares da Silva (do Trabalho), Belizário Antônio de Lacerda, Edilson Olímpio Fernandes, Geraldo Augusto de Almeida, Manuel Bravo Saramago e os juízes Daniele Viana da Silva e Lailson Braga Baeta Neves.

O orador oficial da cerimônia foi o ministro Joaquim Barbosa que, em seu discurso, fez uma alusão da luta de Tiradentes pela liberdade ao momento recente da história republicana e democrática do Brasil."A liberdade vislumbrada e desejada por Tiradentes, mesmo que tardia, deu frutos e é hoje assegurada pela Constituição Federal de 1988, que consagrou o estado democrático de direito e fortaleceu as instituições republicanas brasileiras. Mais que isso: liberdade e igualdade, dois dos pilares da nossa organização sócio-política, são hoje os fatores-chave que nos colocam entre as mais sólidas democracias do hemisfério ocidental", destacou.

Ao abrir o evento, o governador Antônio Anastasia agradeceu a presença do ministro Joaquim Barbosa. De acordo com ele, o presidente do STF ilustra os caminhos da alma mineira. “Ao receber Vossa Excelência em nossa indomável Vila Rica de Ouro Preto, quero lembrar a personalidade de alguns dos ilustres mineiros, já acolhidos pela Eternidade, e que o antecederam na presidência do mais alto tribunal brasileiro”, disse Anastasia.

Inconfidência

A Medalha da Inconfidência tem quatro categorias: Grande Colar, Grande Medalha, Medalha de Honra e Medalha da Inconfidência. Ao todo, 164 personalidades e entidades foram homenageadas com a Medalha, neste ano. Veja aqui a lista completa

inconfidenciasite1.jpg
inconfidenciasite.jpg