O desembargador José Fernandes Filho, ex-presidente do TJMG e presidente do Colégio Permanente de Presidentes de Tribunais de Justiça do Brasil, será homenageado nesta quinta-feira, 19, pelo Governo de Minas Gerais com a Medalha Professor Paulo Neves de Carvalho.

O magistrado receberá a honraria durante solenidade na Fundação João Pinheiro, (Alameda das Acácias, 70, no bairro São Luís, em Belo Horizonte), às 9h30.

A Medalha Professor Paulo Neves de Carvalho é concedida pelo governador do Estado de Minas Gerais àqueles cidadãos mineiros que tenham desempenhado papel de relevância, e realizado trabalhos e pesquisas que contribuam com a gestão e a administração pública.

José Fernandes Filho

Natural de Bambuí, José Fernandes filho é magistrado e professor universiário. Bacharelou-se em Direito pela Faculdade Mineira de Direito da Universidade Católica de Minas Gerais. Pós-graduou-se em Direito Público pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem também especialização em Direito Administrativo, Tributário e Constitucional. Exerceu o Magistério como Professor de Direito Administrativo da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Professor-Assistente de Direito Administrativo da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais e Regente da disciplina "Direito Comparado", da 2a série, da Seção de Direito Público, do Curso de Doutorado da Faculdade de Direito da Universidade de Minas Gerais. Foi Delegado do Tribunal de Contas da União, em Minas Gerais, e Secretário de Estado da Educação. Na Magistratura, foi Juiz Suplente da Junta de Conciliação e Julgamento de São João Del Rei, do Tribunal Regional do Trabalho da 3a Região, Juiz Substituto do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, Juiz Efetivo do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais. Ocupou a vaga de Desembargador destinada à classe dos Advogados. Nessa condição, foi Vice-Presidente e Corregedor do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, Corregedor de Justiça, Vice-Presidente e Presidente do TJMG. Foi, ainda, Diretor da Escola Judicial "Desembargador Edésio Fernandes" e Presidente da Comissão Executiva do Colégio Permanente de Presidentes de Tribunais de Justiça, por 15 anos. (Com informações do Colégio Permanente de Presidentes dos tribunais de justiça)