convenio (1).jpg

O governador Antonio Anastasia e o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), por meio do coordenador do Programa Novos Rumos, desembargador Nelson Missias de Morais, assinaram, na tarde desta segunda-feira, 16, um convênio para a construção de sete novas unidades do modelo prisional alternativo, representado pela Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac), nos municípios de Tupaciguara, Uberlândia, Montes Claros, Manhumirim, Barbacena, Itabirito e Alfenas, resultando na criação de 812 vagas a pessoas condenadas. O juiz José Martinho Nunes Coelho, diretor Financeiro da Amagis, representou a Associação na solenidade.

Na mesma ocasião, o governador de Minas Gerais, entregou também 737 viaturas para atendimento a municípios de todas as regiões do Estado. Foram destinados 559 veículos para a Polícia Militar e 178 para a Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi), destinadas às unidades prisionais de todo o Estado.

convenio (2).jpg

O desembargador Nelson Missias ressaltou que o governador Antonio Anastasia é um antigo parceiro que sempre apoiou e acreditou nas Apacs, desde sua gestão como secretário de Estado de Defesa Social, no governo de Aécio Neves, e que, agora, com a assinatura deste convênio, dá-se um passo fundamental na consolidação do modelo, que possibilitará um acréscimo de 40% de vagas no sistema, contribuindo de forma significativa para o projeto.

Do total de vagas a serem criadas nos regimes fechado, semiaberto e aberto, 80 serão para a Apac de Tupaciguara, 208 para a de Uberlândia, 120 para Montes Claros, 80 para Manhumirim, 120 para Barbacena, 84 para Itabirito e 120 para Alfenas.