Será lançado na próxima sexta-feira, 9, em Juiz de Fora, o Gesam – Grupo de Estudos sobre a Saúde Mental (Gesam) no Âmbito do Judiciário. Formado por profissionais como juízes estaduais, federais e do trabalho, psicanalista, psiquiatra, promotores e procuradores de Justiça e advogados, o objetivo do grupo é traçar um panorama de diagnósticos das doenças mentais que envolvem profissionais do Direito e do Judiciário, informar e capacitar os operadores do Direito sobre as doenças mentais e suas complexidades, bem como propor políticas e ações que visam cuidar da saúde mental desses profissionais.
De acordo com a fundadora do Gesam, psicanalista Judith Euchares Ricardo de Albuquerque, quanto mais os operadores do Direito entenderem sobre a doença mental, mais fácil fica de lidar com ela. "Acreditamos que podemos oferecer uma atuação eficaz e eficientes nesse sentido”, afirmou a psicanalista. O juiz Maurício Soares, vice-presidente de Saúde da Amagis, é um dos membros do grupo.
As propostas do Gesam foram enviadas, e bem recebidas, pelo Grupo de Trabalho, instituído pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), através da Portaria 43 de 1° de abril de 2014, que tem o objetivo de elaborar estudos e apresentar propostas relativas às condições de saúde dos operadores do Judiciário.
Lançamento
A solenidade de lançamento do Gesam contará com a presença da ministra Maria de Assis Calsing, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), e será realizada às 18h30, no campus da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em Juiz de Fora. O Gesam tem o apoio da UFJF e Ciências Médicas.