Antes da posse da diretoria, nesta quinta-feira, 3, o novo presidente da Amagis, Herbert Carneiro, concedeu uma entrevista coletiva à imprensa para falar do trabalho a ser realizado durante sua gestão. Um dos principais temas abordados foi a questão da segurança dos magistrados, com destaque para a implementação em Minas Gerais, em caráter pioneiro no País, do julgamento colegiado, em primeira instância, de processos que envolvam organizações criminosas.
Herbert Carneiro participou da elaboração da resolução 706/2012, criada e editada pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais, e explicou aos jornalistas que a medida permitirá que os juízes optem pelo julgamento colegiado caso entendam necessário para evitar situações de risco para o magistrado e garantir a efetividade do processo penal.
O presidente da Amagis também destacou a importância do trabalho que será desenvolvido para a nova redação da Lei de Organização e Divisão Judiciárias (LODJ), que deverá ser votada neste ano, com especial destaque para medidas que visem a segurança dos magistrados. “Vamos trabalhar com o TJMG na elaboração desse projeto e com a Associação dos Magistrados Brasileiros em âmbito nacional”, afirmou Herbert Carneiro.
Veja a repercussão da coletiva de imprensa:
Rede Record
TV Alterosa
Estado de Minas
Hoje em Dia
Diário do Comércio