O desembargador Herbert Carneiro, presidente do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP), órgão do Ministério da Justiça, e vice-presidente Administrativo da Amagis, participou do “III Seminário de Estudos Prisionais, Controle Social e Violência”, realizado na Universidade Federal da Bahia (UFBA), entre os dias 3 e 4 de maio.

O magistrado palestrou sobre o tema “Crime, Instituições e Sociedade”, quando falou sobre a experiência das Associações de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac’s) de Minas Gerais, abordando a criação do método e implantação das unidades em diversas comarcas do Estado.

Herbert Carneiro destacou, em sua palestra, os 12 elementos da metodologia apaqueana, com atenção especial para a participação da comunidade, decisiva para que as Apacs possam existir. O magistrado disse ainda que e o trabalho nas Apacs deve nortear a conduta do recuperando dentro da entidade.

O Seminário foi realizado pelo Laboratório de Estudos em Segurança Pública e Cidadania e Solidariedade (Lassos), coordenado pelos professores Luiz Cláudio Lourenço, Eduardo Paes Machado (UFBA) e Odilza Lines (UESB), e contou com a participação de profissionais da Usp, Unesp, Unipampa, UFF entre outros. O evento contou ainda com apoio do Ministério Público do Estado da Bahia, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e da Editora da Universidade Federal da Bahia (EDUFBA).

seminariobahia1.jpg
seminariobahia.jpg