posseherbert-1.jpgUnião e valorização dos juízes mineiros. Essa foi a tônica do discurso de posse do novo presidente da Amagis, Herbert Carneiro, que aconteceu nesta quinta-feira, 3, na sede da Associação, em Belo Horizonte. A diretoria eleita para o triênio 2013-2015 foi empossada em sessão administrativa que contou com a presença de diversas autoridades do Judiciário, além do vice-governador de Minas Gerais, Alberto Pinto Coelho, e do secretário de Estado, Danilo de Castro. A posse solene acontecerá em março.

Herbert Carneiro disse que seu primeiro compromisso é com a defesa intransigente dos direitos, da independência, da segurança e da saúde dos magistrados. Para tanto, ele salientou que a diretoria foi composta por valorosos colegas, que conhecem e vivem a magistratura e são dedicados às suas causas. “Haveremos de lutar sempre, de maneira compartilhada, com diálogo e entendimento na busca de nossos objetivos comuns”, disse o novo presidente, complementando que a construção das conquistas deve ser permanente e coletiva para ser legítima e vitoriosa.

Para a gestão que se inicia, um dos pontos de trabalho destacados por Herbert Carneiro foi a questão do reajuste dos subsídios. “Nenhuma outra categoria está há sete anos com os salários congelados. Não reivindicamos reajuste, mas tão somente a reposição das perdas, que, no período, ultrapassam os 30% de defasagem. Isso é direito constitucional e não deve ser tratado como favor ou meio de troca”, afirmou.

Herbert Carneiro fez um registro de reconhecimento ao ex-presidente Bruno Terra, que deixa a Amagis após três anos de mandato. “Sua correta, equilibrada e continuada gestão de um modelo e projeto que mantém, de maneira construtiva e eficiente, nossa Associação no cumprimento fiel de sua missão maior: a defesa intransigente dos interesses associativos dos juízes mineiros”, disse Herbert Carneiro, que também agradeceu o apoio incondicional recebido de sua família. Para ler o discurso na íntegra, clique aqui.
posseherbert-2.jpg
O vice-governador de Minas Gerais declarou que acompanha de perto e sabe da importância do trabalho desenvolvido pela Amagis, no sentido de defender os interesses da magistratura. “A diretoria empossada, tendo à frente o desembargador Herbert Carneiro, está credenciada para fazer valer a importância da magistratura mineira e obter novas conquistas”, afirmou Alberto Pinto Coelho, destacando ainda a relevância da correção dos subsídios e da melhoria das condições de trabalho dos magistrados, denominados por ele como sacerdotes da paz e da justiça social.

Bruno Terra externou a satisfação de presidir a Amagis nos três últimos anos e agradeceu a todos que participaram dos trabalhos nesse período. “Sempre tivemos o compromisso de cada um com o seu sucessor de entregar a Amagis administrativamente bem posicionada, politicamente reconhecida, financeiramente em condições de arcar com os compromissos que serão assumidos pela próxima administração. Tenho a felicidade de ver que hoje, muito mais que um patrimônio da magistratura, a Amagis se insere no âmbito da política maiúscula”, afirmou Bruno Terra.

posseherbert-3.jpgO secretário de Governo do Estado de Minas Danilo de Castro ressaltou características importantes do novo presidente da Amagis. “O Dr. Herbert é de uma capacidade reconhecível, uma pessoa íntegra e que tem uma aceitação em todos os Poderes constituídos. Eu espero que ele faça uma grande gestão como tem sido a conduta dele, até hoje, na magistratura mineira.”

De acordo com o ex-presidente da Amagis e secretário-geral da AMB, desembargador Nelson Missias, o presidente empossado “irá liderar a magistratura com o sentimento de que algo muito importante deve ser feito nesta quadra difícil pela qual passamos e tem o estofo moral e a capacidade intelectual para dirigir os destinos da magistratura mineira e fazer com que isso posa se disseminar por todo o Brasil”.

O vice-presidente Financeiro, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, falou de sua positiva passagem pela Amagis Saúde e, com boas expectativas, espera repetir os mesmos resultados na nova pasta assumida hoje. “Vou torcer para que nós tenhamos a mesma felicidade daqui a três anos, como essa que estamos tendo agora ao deixar a Amagis Saúde, com os mesmos bons resultados”. Além disso, o vice-presidente destacou a importância de tentar recuperar as perdas financeiras, que magistrados estão experimentando ao longo dos últimos sete anos.

O juiz Maurício Soares, que assumiu a vice-presidência de Saúde, citou os principais desafios dos próximos três anos. “O principal desafio é manter a excelência do plano de Saúde que, a meu ver, foi muito bem mantida pelo meu antecessor, Luiz Carlos, e abrir o leque de forma a atender, da melhor maneira possível, todos os associados”, revelou Soares.

posseherbert-5.jpgPara a vice-presidente Administrativa, Luzia Divina de Paula Peixoto, o momento é de união de toda a magistratura mineira, uma vez que os propósitos são comuns à classe, e, segundo ela, neste ano será votada a Lei de Organização e Divisão Judiciária, e a Lei Orgânica da Magistratura Nacional também deverá entrar na pauta.

Para o diretor secretário, Morvan Râbelo de Rezende, a eleição do desembargador Herbert Carneiro para a presidência da Amagis representa a extensão do trabalho que vem sendo desenvolvido nos últimos 12 anos. “Tenho certeza que o desembargador Herbert é uma das pessoas mais qualificadas para reivindicar os benefícios que a magistratura mineira necessita”, afirmou.

A juíza Maria das Graças Rocha Santos, subdiretora-secretária da Amagis, revelou que é grande a expectativa para o trabalho na Associação. “O desembargador Herbert é uma pessoa democrática e aberta a discussões e acredito que será uma gestão que dará voz a todos os juízes”, disse a magistrada.

Além da posse da nova diretoria, durante a sessão administrativa também foram eleitos como presidente, vice-presidente e secretário do Conselho Deliberativo da Amagis o juiz José Aluísio Neves da Silva, o juiz José Roberto Sterse e o juiz Antônio Carlos Parreira, respectivamente.