A Amagis iniciou nesta quinta-feira, 2/3, o Ciclo de Palestras em Ubá e Visconde do Rio Branco, na Zona da Mata mineira. Hoje, no Fórum de Ubá, o desembargador Luciano Pinto proferiu a palestra “Hermenegildo de Barros – o juiz mais antigo do Brasil”. O evento, realizado pela Amagis em parceria com a Academia Ubaense Letras, aconteceu no Salão do Tribunal do Júri da Comarca e contou com a presença de diversas autoridades.

Na abertura, o presidente da Amagis, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, falou da honra em estar de volta à Comarca de Ubá e realizar o evento que, de acordo com ele, resgata a história.  “É uma satisfação encontrar os colegas de Ubá e ter a oportunidade de ouvir as palavras do desembargador Luciano Pinto, que faz um resgate hoje da passagem de Hermenegildo de Barros, um dos maiores juristas da história desse País, exemplo de Magistrado para todos nós juízes. Em momentos de turbulência, como o que estamos passando, é hora de mirar nos nossos exemplos. E um dos grandes exemplos que temos é Hermenegildo de Barros”, afirmou o presidente.

A juíza Cristiane Mello Coelho Gasparoni, diretora do foro de Ubá, também destacou o exemplo de Hermenegildo de Barros para a cidade. “Quero agradecer a Amagis que sempre incentiva a cultura e, hoje, realiza este evento com o desembargador Luciano Pinto. Suas palavras, com certeza, enriquecerão nosso evento”, disse.

Durante o evento, foi inaugurada placa em homenagem ao jurista Hermenegildo de Barros, que foi juiz em Ubá no ano de 1899. O desembargador José Altivo Brandão Teixeira, presente ao evento, parabenizou a Amagis e a juíza Cristiane Gasparoni, pela concretização da justa e merecida homenagem ao jurista Hermenegildo de Barros.

Entre as autoridades presentes no evento estavam a vice-presidente Administrativa da Amagis, juíza Rosimere das Graças do Couto; o ouvidor da Associação, juiz Auro Aparecido Maia de Andrade; e os desembargadores Tiago Pinto e Baía Borges; o presidente da Academia Ubaense de Letras, Carlos Sodré; o presidente da subseção da OAB, Miguel Gasparioni, além de juízes da Comarca, promotores, defensores públicos, advogados, acadêmicos e servidores da Justiça.

Coragem

Em sua palestra, o desembargador Luciano Pinto, do TJMG, falou sobre o percurso de Hermenegildo de Barros no Poder Judiciário, desde o fim do século XIX na Comarca de Ubá, e as condições com as quais teve de lidar em sua carreira, sua bravura moral no exercício da judicatura. Ele destacou a coragem do magistrado em toda sua trajetória. De acordo com Luciano Pinto, Hermenegildo de Barros nunca demorou mais de cinco dias para proferir uma sentença. “Suas sentenças tinham métodos históricos”, afirmou o magistrado. Luciano Pinto falou sobre as produções literárias de peças jurídicas do jurista que, “no Judiciário brasileiro, representou a bravura”.

 
Amagis presenteou autoridades do evento com a reedição do livro Memórias do Juiz mais Antigo do Brasil,
de Hermenegildo de Barros

Hermenegildo de Barros

A Amagis lançou, no último ano, edição especial de MagisCultura, em homenagem a Hermenegildo de Barros, com texto do desembargador Luciano Pinto sobre o magistrado. O prefácio da edição especial é assinado pelo ex-presidente do TJMG, desembargador José Fernandes Filhos. Leia aqui.

Também em 2022, a Amagis e o TJMG, por meio da Ejef, relançaram o livro Memórias do Juiz mais Antigo do Brasil, de Hermenegildo Rodrigues de Barros. A edição comemorativa mantém as características originais da obra, lançada em 1942 pela Imprensa Nacional com tiragem limitada de 500 exemplares, dos quais um se encontra na coleção de obras raras do TJMG. Acesse aqui a versão digital do livro.

Visconde do Rio Branco

Nesta sexta-feira, 3/3, a diretoria da Amagis irá para a Comarca de Visconde do Rio Branco, também na Zona da Mata mineira, onde o ouvidor da Associação, juiz Auroparecido Maia de Andrade proferirá a palestra  “Os autos da devassa da Inconfidência Mineira: A história em meio a intrigas, lendas e teorias de conspiração”. O evento acontecerá na Usina Cultural (av. Theophile Dubreil, 552), em Visconde do Rio Branco, às 20h.