A Comarca de Igarapé, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, recebeu na tarde desta terça-feira, 18, a instalação do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejus). A solenidade foi realizada no Fórum Doutor Sebastião Patrus de Souza, no bairro Cidade Jardim. A juíza Tatiane Turlália Mota Franco Saliba foi designada coordenadora do Cejus na comarca. Entre as autoridades que participaram do evento, estavam o 3º vice-presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Wander Marotta; o corregedor-geral de Justiça, desembargador Antônio Sérvulo dos Santos; o diretor do Foro da Comarca de Igarapé, juiz Paulo Sérgio Néris; o desembargador Paulo Mendes Álvares; e o juiz Carlos Donizetti Ferreira da Silva, que representou o presidente da Amagis, desembargador Herbert Carneiro.
Pacificação social
Os Cejus são unidades do Poder Judiciário que concentram a realização das audiências e sessões de conciliação e mediação, processuais e pré-processuais, e o serviço de atendimento e orientação ao cidadão. Os centros oferecem amplo acesso à Justiça, sem custos, sem demora e sem grandes formalidades. A pacificação social proposta pelos Cejus não virá com a supressão dos conflitos sociais, mas com a escolha do melhor caminho para sua solução. O pré-processual do Centro Judiciário de Solução de Conflitos oferece uma alternativa pautada no diálogo e na cooperação entre as pessoas para a superação das divergências de interesses. O acordo firmado com autonomia das partes enaltece as possibilidades e as capacidades dos envolvidos, levando a um maior cumprimento do que foi pactuado.
Cejus em Minas
A Resolução 661/2011, do TJMG, prevê a criação dos Cejus em todas as comarcas do Estado. A coordenação dos centros judiciários fica a cargo da 3ª Vice-Presidência do TJMG, por meio da Assessoria da Gestão da Inovação (Agin).
Em Minas, já possuem Cejus as seguintes comarcas: Belo Horizonte, Patos de Minas, Viçosa, Pouso Alegre, Itaúna, São João del-Rei, Caeté, Governador Valadares, Itajubá, Lambari, Tombos, Conselheiro Lafaiete, Santa Bárbara, Paracatu, Curvelo, Varginha, Ponte Nova, Montes Claros, Juiz de Fora, Santa Luzia, Serro, Virginópolis e Monte Carmelo.