A entrevista coletiva do presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), João Ricardo Costa, e do ministro Ricardo Lewandowski, eleito presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), relacionada à Justiça Restaurativa, repercutiu na imprensa de todo país. Ao todo, 42 veículos divulgaram reportagens sobre as informações repassadas por Lewandowski e Costa durante o bate-papo com os jornalistas, em Brasília, na manhã de quinta-feira (14). Cerca de 2,7 milhões de leitores foram atingidos.
A aproximação de Lewandowski com as bases da magistratura foi um dos pontos destacados pela imprensa. Além disso, as reportagens ressaltaram a iniciativa da AMB de elaborar um protocolo e, desta forma, com o apoio de diversas entidades, incluindo o CNJ, expandir a prática da Justiça Restaurativa em todo o país.
O principal destaque dos jornais e sites foi a declaração do ministro Lewandowski sobre a necessidade da valorização da magistratura. Na avaliação do presidente do STF e do CNJ, 18 mil juízes trabalham no país em condições “de grande precariedade, do ponto de vista material, inclusive salarial”. Diante da defasagem, ele defendeu a recomposição dos vencimentos dos magistrados.
Fonte: AMB