A Imprensa Oficial do Estado de Minas Gerais comemorou, nesta quinta-feira, 13, seus 122 anos, durante um evento realizado em sua sede, em Belo Horizonte, com uma extensa programação. O ex-presidente da Amagis, juiz Bruno Terra, representou a Associação na cerimônia.

imprensa oficial

O diretor-geral da Imprensa Oficial, Eugênio Ferraz, agradeceu a todos os envolvidos na realização dos projetos e lembrou das reformas que foram feitas dentro e fora do prédio da Imprensa Oficial, desde a realização do aniversário de 120 anos da instituição.

imprensa oficial 2

Livro

Dentre os eventos da celebração, foi lançado o livro “Casos e Crônicas: audiências na Imprensa Oficial – vol. 1”, organizado pela Imprensa Oficial em parceria com a Amagis e outras instituições, trazendo textos de diversos magistrados mineiros e de operadores do Direito, em forma de contos e crônicas, nos quais eles relatam casos verídicos ou não, de episódios vividos no ambiente forense.

O juiz Bruno Terra falou em nome dos autores do livro e disse que a produção da obra é fruto de um trabalho conjunto, que só foi possível com o auxílio do diretor-geral da Imprensa Oficial, Eugênio Ferraz, que deu corpo e expressão ao trabalho.

O livro tem o objetivo de perenizar uma vertente da história mineira, com seu regionalismo cultural e sua oralidade, legando para a posteridade a visão de um tempo em que os agentes da Justiça atuaram em contato direto com o público existente nas diferentes regiões de Minas Gerais.

O 2° vice-presidente do TJMG, desembargador Kildare Gonçalves, representando o presidente do TJMG, desembargador Pedro Bitencourt, falou que, para o Tribunal, era um imenso prazer participar deste lançamento e disse que a Justiça mineira se sente honrada por estar presente neste momento tão importante por colocá-la mais próxima da sociedade, além dos autos.

Exposição e lançamentos

imprensa oficial 3

No mesmo dia, foi aberta a exposição “O Retorno”, com trabalhos de artes plásticas do desembargador José Marcos Vieira. Além disso, a Imprensa Oficial também realizou o lançamento da obra “Cadernos de Paleografia - I”, em parceria com a “Oficina de Paleografia” de alunos da UFMG, exibiu o documentário “Nos Passos de Aleijadinho”, produzido pela Editora Graphar e Museu Aleijadinho/Ouro Preto, e também ocorreu o pré-lançamento do livro “Aleijadinho – 200 anos”, com pinturas de Carlos Bracher e organizado por Paulo Lemos/Editora Graphar, produzido especialmente para a 37ª Semana do Aleijadinho.

A programação de celebração também contou com a apresentação artística do grupo “A Trupe”, do Valores de Minas/Servas-MG, com a inauguração da “Biblioteca Sustentável” e “Memorial das Placas” e a assinatura de protocolo entre o TJMG e Imprensa Oficial para a edição do livro “Comarcas de Minas”.

imprensa oficial 4

Magistrados com textos publicados no livro:
Afrânio Vilela
Aldina Soares
Auro Aparecido Maia de Andrade
Bruno Terra Dias
Carlos Alberto Tavares Corrêa Barbosa
José Fernandes Filho
José Marcos Rodrigues Vieira
Laílson Braga Baeta Neves
Lúcio Urbano
Marcos Henrique Caldeira Brant
Matheus Chaves Jardim
Oilson Nunes dos Santos Hoffmann Schmitt
Osvaldo Oliveira Araújo Firmo
Pedro Carlos Bitencourt Marcondes
Renato César Jardim
Renato Zouain Zupo
Rogério Medeiros
Ronaldo Ribas da Cruz
Wander Marotta