Foi inaugurada ontem, 15, a nova sede dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais de Três Corações, no Sul de Minas.A mudança para a nova sede, melhor estruturada, só foi possível devido uma parceira entre o Tribunal de Justiça e a prefeitura de Três Corações. De acordo com o juiz José Edair o Poder Executivo tem contribuído bastante, não só com a sede, mas também com funcionários. “Hoje, somente a prefeitura de Três Corações cede 10 funcionários para atuar na justiça. Outros dois municípios, que compõem a jurisdição, nos emprestam dois funcionários, o que permite uma melhor prestação de serviços à população”, concluiu.

Em seu discurso, o prefeito José Gomes disse que o apoio da prefeitura aconteceu pelo fato da justiça ter uma grande importância para a comunidade, notadamente os Juizados Especiais.

O juiz José Edair reconheceu a valorização do atual presidente do TJ, desembargador Sérgio Resende, à primeira instância. “Estamos sendo valorizados pelo presidente do Tribunal, não queremos ficar de fora dos avanços. A questão de voltar os olhos para o interior é primordial”, finalizou. O juiz disse que a elevação de Varginha à condição de Entrância Especial foi uma vitória para os magistrados da região, que poderão fazer carreira no local.

“Os juízes do Sul de Minas e do Estado não se conformam com a falácia de que se interfere na autonomia do Judiciário quando a Assembléia Legislativa provoca as mudanças pontuais da Organização e Divisão Judiciárias, surgidas das discussões e debates, assim como não há essa interferência quando projetos são aprimorados na Assembléia para melhor. Num e noutro caso, os deputados cumprem sua função de legisladores”, disse o juiz José Edair, que lembrou ainda que o Juizado Especial de Três Corações pode ser considerado um modelo de prestação jurisdicional célere, com um acervo relativamente pequeno.

A solenidade contou com a presença do 2º vice-presidente do TJMG, desembargador Reynaldo Ximenes, que representou o presidente do Tribunal, desembargador Sérgio Resende, do desembargador José Fernandes Filho, presidente da Comissão Coordenadora dos Juizados Especiais de Minas Gerais, do juiz José Edair de Oliveira, titular e coordenador do Juizado Especial da Comarca e diretor do foro, do prefeito da cidade, José Pedro Gomes e de diversos juízes da região, além de promotores e vereadores.