A nova sede da Justiça Eleitoral de Sete Lagoas, que abriga os cartórios da 263ª, 264ª e 322ª Zonas Eleitorais, foi inaugurada na última sexta-feira (2), em solenidade que contou com as presenças do presidente e do corregedor do TRE-MG, desembargadores Kildare Carvalho e Brandão Teixeira, do juiz diretor do Foro Eleitoral de Sete Lagoas, Artur Bernardes Lopes, do prefeito municipal, Mário Márcio Campolina Paiva, do presidente da Câmara Municipal, Antônio Rogério Teixeira, da diretora-geral do TRE, Elizabeth Rezende Barra, de magistrados e promotores. Na ocasião, foram homenageados o desembargador Kildare Carvalho e o desembargador Baía Borges, ex-presidente do TRE e um dos responsáveis pela viabilização da nova sede.

O novo imóvel, na Avenida Doutor Renato Azeredo, 569, Bairro Canaã, tem cerca de 489 metros quadrados de área construída e proporciona mais conforto aos servidores e aos cidadãos que procurarem a Justiça Eleitoral para solicitações de alistamento, transferência, segunda via e emissão de certidões de quitação eleitoral. Além dos espaços tradicionais destinados à área burocrática e atendimento aos eleitores, com acessibilidade para os portadores de necessidades especiais, o imóvel dispõe de locais para arquivo e refeitório.

Ao discursar na solenidade de inauguração da nova sede dos cartórios eleitorais, o presidente do TRE-MG, desembargador Kildare Carvalho, destacou que “estamos celebrando a cidadania não apenas porque somos, como Justiça Eleitoral, o elo institucional e legítimo que garante à sociedade a participação nos rumos de seu país, mas porque, ao disponibilizarmos à sociedade um imóvel deste porte como sede dos cartórios eleitorais – moderno, amplo e funcional – estamos também cumprindo com o compromisso de melhor servir à coletividade, não só de Sete Lagoas, mas também dos municípios de Baldim, Funilândia, Jequitibá, Santana do Pirapama, Cachoeira da Prata, Inhaúma e Fortuna de Minas, beneficiando, hoje, a quase 183 mil eleitores”.

“Todo esse comprometimento com a qualidade – frisou o desembargador Kildare - evidencia claramente que a Justiça Eleitoral continua na direção certa, ou seja, ao encontro de sua premissa básica: prestar atendimento de qualidade a seus públicos, nos âmbitos interno e externo, garantindo o pleno exercício da cidadania”.

Também discursaram durante o evento o juiz Artur Bernardes Lopes (representando o presidente da Amagis, juiz Bruno terra) que considerou a nova sede “uma vitória do cidadão” e agradeceu às autoridades e aos servidores da Justiça Eleitoral o apoio à viabilização da iniciativa, e o prefeito Mário Paiva, que destacou o carinho que os servidores da Justiça Eleitoral sempre dedicam aos eleitores locais. O padre Anaílton Viveiros, pároco da Igreja São José Operário, fez a bênção das novas instalações.

As três zonas eleitorais de Sete Lagoas possuem, atualmente, 182.848 eleitores, com um total de 120 locais de votação e 582 seções eleitorais. A nova sede já atende aos eleitores locais, de segunda a sexta-feira.


Fonte: TRE-MG