O acervo do museu reúne peças como armamento, uniformes militares, instrumentos musicais e de trabalho, fotografias e documentos. Além dos objetos em exposição, o espaço também conta com recursos tecnológicos como vídeos, jogos e dispositivos interativos. O museu está localizado na rua dos Aimorés, 698, no bairro Funcionários, e vai funcionar de quarta a sexta-feira, de 10h às 19h, e no sábado, de 12h às 18h. O espaço tem entrada gratuita.
O objetivo do Museu dos Militares Mineiros é ampliar o acesso a acervos que narram a história de Minas. Este é um espaço dedicado à memória de duas das corporações mais tradicionais do Estado: a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) e o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), e à reflexão sobre o papel destas instituições no cotidiano dos cidadãos e na reafirmação de elementos essenciais para a identidade mineira.
Estrutura
O novo museu conta com 13 salas. A sala do colecionador, por exemplo, reúne exposição com armas do acervo da Polícia Militar mineira. Já a sala da História das Corporações conta com recursos de vídeo e uma timeline interativa que conta um pouco da história da PM e do CBMMG, além de salas que homenageiam as bandas das duas corporações. Acervo e vídeos mostram um pouco da história dos patronos e comandantes das corporações.
A sala de homenagens vai reunir vídeos com operações relevantes das corporações. A de uniformes reunirá acervos das duas corporação e a de prevenção e combate contará com equipamentos utilizados pelo Corpo de Bombeiros. Há uma sala de depoimentos, reunindo relato de civis sobre o atendimento das corporações, além de depoimento do Governador e dos Comandantes-Gerais. Uma sala especial homenageia a mulher nas corporações e conta como se deu a entrada delas no efetivo das corporações.
O Museu Militar vai contar ainda com uma sala de estudos, um espaço para pesquisa equipado com biblioteca e computadores com acesso ao banco de dados do espaço cultural. Na sala de jogos educativos, a interação se faz ainda mais presente com o objetivo ensinar ações de prevenção e segurança. O museu ainda conta com um espaço educativo e um auditório com capacidade para 50 pessoas para realização de palestras, eventos, workshops e exposições temporárias.
Estiveram presentes na solenidade de inauguração, o Governador do Estado, Antônio Augusto Anastasia, o Presidente do Tribunal de Justiça Militar de Minas, Cel PM Sócrates Edgard dos Anjos, o Vice-Presidente do TJMMG e Juiz Ouvidor da Justiça Militar, Fernando Galvão da Rocha; da Secretária de Estado de Cultura, Eliane Parreiras; o Secretário de Estado de Turismo e Esportes - SETES/MG, Tiago Lacerda; o Secretário de Estado de Desenvolvimento do Norte e dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Gil Pereira; o Chefe do Gabinete Militar do Governador, Cel PM Luis Carlos Dias Martins; o Comandante-Geral da PMMG, Cel PM Márcio Martins Sant’Ana; o Comandante-Geral do CBMMG, Cel BM Sílvio Antônio de Oliveira Melo; o Chefe da Polícia Civil de Minas Gerais, Sylton Brandão; a Presidente da AFAS, Senhora Regina Silva Santana dentre outras autoridades.
Fonte: TJMMG