O advogado Henrique de Almeida Ávila foi nomeado pelo presidente da República, Michel Temer, para ocupar uma vaga no Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A nomeação foi publicada no dia 30 de dezembro no Diário Oficial da União. A indicação de Ávila foi aprovada pelo plenário do Senado Federal em 9 de novembro.

Henrique Ávila

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

O presidente da AMB, Jayme de Oliveira, comentou a indicação do Senado. “A nomeação de Henrique Ávila engrandece o CNJ, pois trata-se de um profissional qualificado, preparado e que muito poderá contribuir com o avanço da instituição”, disse.

Ávila afirmou que trabalhará com afinco no Conselho Nacional de Justiça. “Espero colaborar para que o CNJ cumpra a sua missão constitucional de dar todo apoio ao sistema de Justiça, principalmente num cenário de um novo Código de Processo Civil em vigor e num momento em que o Poder Judiciário tem sido chamado a ser um dos protagonistas do Estado Democrático de Direito”.

Vaga do Senado

O nome de Ávila foi aprovado inicialmente pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal no dia 5 de outubro, quando foi sabatinado pelos senadores. Em sua avaliação, o combate à morosidade da Justiça deve permanecer como um dos focos do CNJ.

Henrique Ávila tem 33 anos e é professor de Direito Processual Civil na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), instituição pela qual se tornou mestre e atualmente faz doutorado. É sócio do escritório Sergio Bermudes Advogados, de onde se licenciará para cumprir o mandato.

A data da posse do novo conselheiro ainda não foi definida, mas a previsão é de que aconteça em fevereiro, logo após a abertura do Ano Judiciário 2017.

Fonte: AMB