A sabatina do advogado José Roberto Lopes Campelo para compor o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) ocorrerá na próxima semana. Nesta quarta-feira (10), foi lido relatório da indicação durante reunião da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

Campelo foi indicado pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A leitura do parecer corresponde à etapa inicial do processo de avaliação de autoridades pelo Senado. Após esse procedimento, foi concedida vista coletiva (tempo para análise) regimental.

Também foram lidos os relatórios referentes a indicações de nomes para compor o Conselho Nacional do Ministério Público: o procurador de Justiça do Mato Grosso Marcelo Ferra de Carvalho, indicado pelo Ministério Público dos Estados; e Sérgio Ricardo de Souza, juiz de direito do Estado do Espírito Santo, indicado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). Ambos também serão sabatinados na próxima semana, conforme informou o senador José Pimentel (PT-CE), na presidência da reunião.

Sabatinas

Estão previstas ainda para a próxima quarta-feira (17) as sabatinas de outros três indicados para o Conselho Nacional do Ministério Público. Dois deles são indicações do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB): Walter de Agra Júnior, indicado a um segundo mandato, e Esdras Dantas de Souza, que já é membro do CNPM desde agosto de 2013. Também poderá ser reconduzido para compor o CNMP por mais dois anos o procurador de Justiça do Estado de Roraima, Fábio Bastos Stica, indicado pelo Ministério Público dos Estados.

Fonte: Agência Senado