Foi instalado ontem (7), na Comarca de Inhapim, Vale do Rio Doce, um Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc).

inhapim

O juiz de direito auxiliar da 3ª Vice-Presidência do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), Maurício Pinto Ferreira, em pronunciamento, afirmou que o Cejusc vai contribuir para a pacificação social e ainda para a celeridade da prestação jurisdicional, já que com os acordos haverá diminuição do acervo de processos. Ele ressaltou a importância da atuação da comunidade local junto ao Judiciário na promoção do diálogo.

A diretora do Foro e coordenadora do Cejusc, juíza Solange de Borba Reimberg, destacou o esforço em busca da instalação do órgão na comarca. Segundo a magistrada, agora será reforçado e aprimorado o trabalho que já vinha sendo realizado há mais de uma década, pré-processual, inclusive.

"O nosso objetivo é que o Poder Judiciário seja um local ‘acolhedor’, onde pessoas buscam e encontram suas soluções, transformando-se num centro de harmonização social", afirmou.

A juíza ressaltou ainda que, "com o apoio da sociedade, serão implantados os instrumentos necessários para propiciar a paz social, com dignidade, às camadas mais carentes da população.”

Estiveram presentes, além de magistrados e servidores, representantes locais do Ministério Público, da OAB, das polícias Civil e Militar e do Poder Executivo – o prefeito, Márcio Elias de Lima e Santos e o presidente da Câmara Municipal, Domingos Sávio.

Assessoria de Comunicação Institucional - Ascom
TJMG - Unidade Raja Gabaglia

Foto: Divulgação