Pela primeira vez, o Rio Grande do Sul será palco do Fórum Nacional dos Juizados Especiais (Fonaje). A 56ª edição do evento será realizada entre os dias 12 e 14 de novembro, na sede do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), em Porto Alegre. As inscrições para o 56º Fonaje estão abertas. Clique aqui  para se inscrever.

Como forma de incentivar a participação dos magistrados mineiros no evento, a Amagis realizou um sorteio que contemplou um associado com passagem aérea e hospedagem para os dias do encontro. Veja aqui.


O encontro reunirá magistrados, servidores, representantes do Ministério Público, da Defensoria Pública, da advocacia e demais profissionais do Sistema de Justiça de todo o país.

Com o tema “Resgate dos Ritos dos Juizados Especiais e os Desafios Atuais”, o 56º Fonaje promoverá debates sobre o aprimoramento das políticas judiciárias, a preservação dos princípios da Lei nº 9.099/95, os impactos da inteligência artificial na Justiça e as formas de garantir maior efetividade e simplicidade no atendimento ao cidadão.

A abertura oficial ocorrerá no dia 12 de novembro, às 18h30, com a presença de autoridades do Judiciário e palestra do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Marco Aurélio Gastaldi Buzzi.

Veja mais informações aqui. 

FONAJE

Instituído em 1997, o FONAJE é um encontro técnico e institucional que visa ao aprimoramento da prestação jurisdicional no âmbito dos Juizados Especiais Cíveis, Criminais e da Fazenda Pública. Realizado semestralmente, o Fórum promove o intercâmbio de experiências entre os Tribunais de Justiça, a construção de enunciados e o debate sobre boas práticas e inovação na gestão de demandas de menor complexidade.