Diamantina ganhou nesta sexta-feira (25) o Fórum Regional Eleitoral Desembargador Moacyr Pimenta Brant e passou a ser a sede da Região Eleitoral Jequitinhonha, instalada nesta tarde. Na solenidade realizada na cidade histórica, o desembargador Kildare Carvalho, presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, ressaltou a modernização da Justiça Eleitoral mineira. “Os eleitores de Diamantina e região passam a contar com um cartório eleitoral melhor adaptado ao atendimento ao público; e ganham também os servidores, com um ambiente mais confortável e compatível com suas atividades, além de uma melhor organização dos materiais e equipamentos do cartório”, disse o presidente do TRE em seu pronunciamento.

Durante o evento, o juiz eleitoral da 101ª ZE, Elexander Camargos Diniz, ressaltou a importância da trajetória da Justiça Eleitoral pela moralidade nas eleições. Destacou ainda a importância da criação das regiões eleitorais em Minas Gerais. O deputado estadual Luiz Henrique e o prefeito de Diamantina, Geraldo da Silva Macedo, destacaram o legado da família Brant para Minas Gerais e agradeceram a Justiça Eleitoral pela instalação da Região Eleitoral em Diamantina.

Moacyr Pimenta Brant Filho, filho do desembargador homenageado, agradeceu em nome da família. Ele relembrou o carinho do pai por Diamantina e o respeito dele à Justiça.

Visita

Antes da solenidade, o presidente do TRE visitou o prédio anexo ao Fórum, onde serão armazenadas todas as 2.250 urnas eletrônicas da Região – que, na época da eleição, serão transportadas para os municípios que integram a Região Eleitoral. O Fórum Eleitoral vai funcionar na mesma casa que abrigava o cartório da 101ª Zona Eleitoral que passou por reformas e recebeu novo mobiliário para sediar a Região Eleitoral.

A sétima Região Eleitoral instalada no Estado atinge 675.418 eleitores, 2.380 seções e é formada por 67 municípios distribuídos em 15 zonas eleitorais. São elas: Diamantina (101 ZE), Almenara (9 ZE), Araçuaí (15 ZE), Buenópolis (54 ZE), Capelinha (67 ZE), Corinto (95 ZE), Curvelo (95 ZE), Itamarandiba (135 ZE), Jacinto (144 ZE), Jequitinhonha (149 ZE), Medina (175), Minas Novas (177 ZE), Novo Cruzeiro (196 ZE), Pedra Azul (213 ZE) e Turmalina (336 ZE).

Presenças

Além do presidente do TRE-MG, o evento contou com a presença do vice-presidente do Tribunal e corregedor eleitoral, desembargador Brandão Teixeira, do desembargador Antônio Carlos Cruvinel, membro substituto do TRE, e dos juízes Maurício Soares e Benjamin Rabelo, que também integram a Corte Eleitoral.

O ex-presidente do TRE desembargador Baía Borges, que sugeriu a homenagem ao desembargador Moacyr Brant, descerrou o retrato do desembargador, juntamente com a neta de Moacyr Brant, Marina Rodrigues Brant, que ingressou no mais recente concurso para a magistratura mineira. Também compareceream à solenidade a desembargadora Maria Beatriz Caires e o desembargador Hebert de Almeida Carneiro. A diretora-geral do Tribunal, Elizabeth Rezende, autoridades da região e muitos familiares do desembargador Moacyr Brant também estiveram presentes ao evento.

Fonte: TRE