Em solenidade realizada nesta quinta-feira, 23, na Amagis, a tradicional festa da família da magistratura mineira completou dez anos. Criado em agosto de 2002, na gestão do desembargador Doorgal Andrada, o Integramagis já reuniu magistrados e familiares mais de uma centena de vezes, em Belo Horizonte e em cidades do interior de Minas, como Poços de Caldas, Uberlândia, Montes Claros, Divinópolis, Governador Valadares, Patos de Minas, Juiz de Fora, Uberaba, Ipatinga e Passos.
As palavras do presidente da Amagis, juiz Bruno Terra, foram de agradecimento. “Só me cabe agradecer aos que nos antecederam, que são os ombros em cima dos quais estamos para enxergar um pouco mais longe. Agradeço também a todos que, nestes dez anos, contribuíram para que o Integramagis fosse esse momento de confraternização da autêntica família da magistratura mineira. Agradeço também, antecipadamente, a quem virá ocupar nosso lugar, que terá, entre outras, a missão e o prazer de se reunir com todos nós novamente, mês a mês, e eu estarei aqui com minha esposa e meus filhos para aplaudir”, disse.
Para o desembargador Nelson Missias de Morais, ex-presidente da Amagis e secretário geral da AMB, essa é década de momentos importantes na vida dos associados, que guardam a relação com a saúde das pessoas e com a Amagis Saúde. “O Integramagis é isso. Além de um programa preventivo de saúde, é um momento de encontro, de alegria, de descontração e de lazer”, disse.
O idealizador do Integramagis, juiz aposentado José Pedro Mendes do Valle, diretor de Saúde da Associação à época da criação do projeto, participou das comemorações dos dez anos do evento e falou sobre a importância da saúde preventiva e da convivência. Para ele, quem não convive, não vive. “Preservem este ambiente do Integramagis que é um ambiente da classe e para a classe”. Mendes do Valle destacou ainda que o sucesso do Integramagis se deve a 1% de inspiração e a 99% de transpiração. “Sem o 1% de inspiração, que veio de Deus, os 99% de transpiração seriam sementes semeadas em terra infértil”, disse ele, agradecendo ao desembargador Doorgal Andrada e aos seus sucessores, que mantiveram a obra do Integramagis.
O desembargador Jayme Silvestre, que foi coordenador do Integramagis, fez uma retrospectiva dos 10 anos e lembrou que o evento nasceu como uma proposta inovadora e, como tudo que é novo, recebeu críticas. “As apostas daqueles imbuídos de espírito derrotista eram de que não duraria sequer seis meses, pois os encontros não passariam de uma reunião modorrenta, regada a sopa ou chá com bolinhos. De fato, em muitas ocasiões havia bolinhos, bolinhos variados, de bacalhau, de feijão. E ainda uma infinidade de outros quitutes além de jantares preparados pelos melhores buffets de Belo Horizonte. Integramagis também é gastronomia de qualidade, além de cultura e lazer”, afirmou. Jayme Silvestre destacou ainda as diversas exposição que foram feitas durante o evento, apresentações de artistas de renome no cenário nacional, palestras proferidas por profissionais de alto gabarito que instruíram sobre assuntos relacionados à saúde, além da atenção com os mais carentes, quando o evento realiza bazares e lançamentos de livros e revistas com a renda revertida para o Nutris. “Foram encontros inesquecíveis. Parece que foi ontem, mas já se vão 10 anos”, lembrou o magistrado.
A diretora de Pensionistas da Amagis, Marlene Maria Fernandes, agradeceu, em nome de todas as pensionistas da magistratura mineira, a todos que participaram do projeto do Integramagis, a todos os presidentes desde a gestão de Doorgal Andrada, que deu apoio e incentivo à ideia, bem como os sucessores que deram continuidade e aprimoramento. “Este é realmente um programa de saúde. O Integramagis veio fazer um bem imenso a todas as pessoas que aqui conviveram durante esses dez anos”, destacou Marlene Fernandes, parabenizando ainda a coordenadora Sueli Tréssia.
Durante a comemoração dos 10 anos do Integramagis, foram homenageados alguns dos magistrados que contribuíram para a criação, consolidação e aprimoramento do evento. Os juízes Bruno Terra e José Pedro Mendes do Valle, os desembargadores Nelson Missias, Tiago Pinto e Jayme Silvestre e a pensionista Marlene Fernandes receberam um presente simbólico das mãos do vice-presidente de Saúde da Amagis, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, e da juíza Maria Luiza Assunção, diretora secretária da Associação e vice-presidente de Interior da AMB.
Em nome dos homenageados, o desembargador Tiago Pinto reverenciou o tempo espiritual do Integramagis. “O tempo no Integramagis não se desfaz. É sempre presente e isso a gente percebe no semblante das pessoas que aqui representam a alegria. O Integramagis é um estágio do Amagis Saúde, que se propôs a criar um espaço de confraternização, de alegria, de interação”, disse.
Um dos frequentadores mais assíduos do Integramagis, desde sua primeira edição, o desembargador João Quintino Silva fez um discurso de agradecimento à diretoria da Amagis e aos idealizadores do Integramagis. “É fácil perceber quão importante é para nós, magistrados e familiares, o Integramagis, cujos eventos nos deixam felizes e animados da confiança de que este adorável e significativo centro de convivência permaneça para sempre”, concluiu.