A Amagis e Amagis Saúde promoveram, nesta quinta-feira, 21, edição especial do Integramagis para celebrar o Dia dos Pais, durante evento que ocorreu no Salão de Festas da Associação, que reuniu magistrados e magistradas, pensionistas e familiares.
A programação teve a participação da psicóloga Patrícia de Paula Santos, do Grupo Oncoclínicas, abordando o tema “Qualidade de vida e autocuidado”, oferecendo um momento de reflexão e aprendizado sobre hábitos saudáveis e estratégias para manter o bem-estar físico e emocional.
A presidente da Amagis, juíza Rosimere Couto, destacou que a promoção de eventos com esse caráter no autocuidado é muito importante para a Amagis e Amagis Saúde, que sempre busca oferecer este tipo de orientação aos associados. “É muito importante para nós que nossos associados estejam cuidando da sua saúde física, mental e emocional. Contem sempre conosco”, disse.
A vice-presidente de Saúde, juíza Flávia Birchal, agradeceu a presença de todos e lembrou do programa ‘Amor à Vida’, que possui diversas especialidades com o caráter da prevenção e do autocuidado. Saiba mais aqui sobre o ‘Amor à Vida’ e agende sua consulta.
Palestra “Qualidade de vida e autocuidado”
A psicóloga Patrícia Santos destacou em sua palestra a preocupação que cada um deve ter com sua qualidade de vida e a atenção ao autocuidado, que passa pela gestão emocional, a conscientização de suas escolhas, e descobrir formas de enfretamento.
“Muitas vezes, na correria do dia a dia, não paramos para perceber se estamos tendo qualidade de vida ou não, se estamos tendo o devido autocuidado, que nos leva a ter uma vida satisfatória. A busca de plenitude passa em associar tanto a parte física quanto emocional, social e familiar de forma mais equilibrada, e com menos sofrimento e mais prazer em viver”, orientou.
A palestrante também fez observações de como podemos identificar se estamos tendo ou não qualidade de vida no dia a dia. “Isso é uma autorreflexão, colocando na balança as minhas escolhas, como estou, até mesmo no meu comportamento em casa, ou no trabalho, tendo essa autopercepção. O autoconhecimento é muito importante para nos guiar, seja no tipo de vida que estou tendo hoje e o que quero almejar, seja em quais caminhos e trajetórias estou tendo. É também buscar recursos, que pode ser através de psicoterapia, organizar a rotina, atividades que dão prazer, tanto física e de lazer. Mas qualidade de vida não é só lazer. Ter esse autocuidado de procurar até mesmo consultas médicas periódicas, estar com pessoas agradáveis, saber por limite no trabalho, saber balancear sua vida pessoal, social e familiar. Tudo isso é a busca para a qualidade de vida”, destacou.
A psicóloga distribuiu uma lista entre os presentes para que cada um pudesse fazer uma autoavaliação e refletir sobre o tema. Veja a checklist aqui.