pausaintegra-1.jpg“Pausas necessárias: dê um tempo para você”. Esse foi o tema da palestra do professor e consultor em desenvolvimento humano, Júlio Machado, realizada no Integramagis desta quinta-feira, 23, cujo objetivo foi propor aos magistrados, pensionistas e seus familiares, reflexões sobre as contradições do cotidiano e a necessidade de se preservar os sentimentos que humanizam cada indivíduo.

Segundo Júlio Machado, com a correria do dia a dia, as pessoas passam a ter o fazer e o ser como eixo de suas vidas de tal forma, que, em determinadas situações, o tempo para o descanso e o lazer passa a ser um instrumento de fuga, impedindo que os indivíduos se problematizem em relação à sua realidade. E por essa razão, entre outras, o professor alerta para a importância de as pessoas olharem ao seu redor, “recarregarem as baterias internas” e redimensionarem suas perspectivas.

De acordo com a diretora de Pensionistas da Amagis, Marlene Maria de Almeida Fernandes, um dos objetivos do Integramagis é propiciar aos associados o momento e espaço para essa reflexão sobre o cotidiano e seus desafios. Na avaliação da diretora, essa “pausa necessária” no dia a dia, traz também reflexos positivos na saúde das pessoas.

Nas considerações do juiz da 3ª Vara Cível de Belo Horizonte, Raimundo Messias Júnior, além de promover a união entre a classe, o Integramagis proporciona ao magistrado a oportunidade de quebrar a rotina do ambiente forense e, a partir das atividades culturais realizadas, auxiliar na reflexão das práticas cotidiana.

Para a pensionista Maria de Lourdes Vieira Garcia Leão, a palestra foi muito interessante e o próprio encontro já é uma pausa na vida, importante para a saúde e o crescimento individual. Pela primeira vez no projeto, a juíza do Juizado Especial Criminal de Belo Horizonte, Flávia Birchal de Moura, também achou muito proveitosa.

pausaintegra-2.jpgpausaintegra-3.jpg
integramagis.jpgpausaintegra-5.jpg