A cidade mineira de Diamantina, um dos ícones do período colonial brasileiro e Patrimônio Cultural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) (Unesco), foi palco, nesta sexta-feira (12/9), de mais uma solenidade de entrega da Medalha Juscelino Kubitschek.
A honraria, entregue a 120 personalidades e instituições, homenageia a memória e o legado do ex-presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira (JK), nascido na cidade há exatos 123 anos. Entre os agraciados figuraram 13 integrantes do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).
Magistrados e servidores do TJMG foram agraciados com a Medalha Juscelino Kubitschek, nesta sexta-feira (12/9) (Crédito: Gláucia Rodrigues / TJMG)
A cerimônia, no Largo Dom João, no centro histórico de Diamantina, foi conduzida pelo governador de Minas Gerais, Romeu Zema. Entre as presenças, figuraram a do presidente do TJMG, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior.
“Essa é uma medalha muito importante, porque evoca a figura de JK, grande governador de Minas Gerais, prefeito de Belo Horizonte e presidente da República, alguém que trouxe para o Brasil uma noção muito grande de desenvolvimento e modernidade”, afirmou o presidente.
A cerimônia foi realizada no Largo Dom João, no centro histórico de Diamantina (Crédito: Gláucia Rodrigues / TJMG)
Para ele, a homenagem a magistrados e integrantes do Tribunal de Justiça, por meio da entrega da medalha, revela “o respeito de Minas Gerais pelo trabalho da Justiça mineira.”
Agraciados
A honraria é dividida nos graus "Grande Medalha" e "Medalha de Honra". Pelo TJMG, foram homenageados, no grau "Grande Medalha" o 3º vice-presidente, desembargador Rogério Medeiros; o desembargador Júlio César Lorens, atual presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG); o coordenador adjunto do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) Povos e Comunidades Tradicionais, desembargador Enéias Xavier Gomes; e o desembargador aposentado Antônio Sérvulo dos Santos.
No grau "Medalha de Honra", receberam a honraria, pelo Judiciário mineiro, o superintendente do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo (GMF), desembargador José Luiz de Moura Faleiros; o superintendente da Memória do Judiciário Mineiro (Mejud), desembargador Osvaldo Oliveira Araújo Firmo; o coordenador executivo da Comissão de Soluções Fundiárias do TJMG, desembargador Leopoldo Mameluque; os desembargadores Alberto Deodato Maia Barreto Neto e Marcílio Eustáquio Santos; a juíza auxiliar da Presidência Mariana de Lima Andrade; o juiz convocado Marcelo Paulo Salgado; o chefe de Gabinete da Corregedoria-Geral de Justiça, Roberto Brant Rocha; e o assessor Adriano da Silva Ribeiro.
Fotos: Cristiano Machado / Imprensa MG
(Crédito: Gláucia Rodrigues / TJMG)
Postura visionária
O governador Romeu Zema e o vice-governador Mateus Simões, em seus pronunciamentos, exaltaram o patrono da medalha. Em especial, destacaram a postura visionária de Juscelino Kubitschek e sua ousadia em projetar novos futuros, o que contribuiu para o desenvolvimento e a modernização do Brasil.
Em nome dos homenageados, discursou o prefeito de Diamantina, Geferson Burgarelli: "Recebo essa distinção não como mérito individual, mas como o reconhecimento a um trabalho politico, realizado junto ao povo de Diamantina, aos nossos servidores e a todos que acreditam que é possível sonhar grande e transformar realidades.”
O prefeito revelou ainda sua expectativa de que o dia ficasse marcado “como um encontro da cidade com sua história, do povo com seus representantes, da memória com o futuro”.
Excepcional relevância
A Medalha JK foi criada pela Lei nº 11.902/1995, e é entregue anualmente, em Diamantina, no dia 12/19, local e data de nascimento do ex-presidente Juscelino Kubitschek.
A honraria premia personalidades e entidades pela contribuição para o crescimento das instituições políticas e governamentais, bem como para o desenvolvimento de Minas Gerais e do Brasil.
(Crédito: Gláucia Rodrigues / TJMG)
Presenças
Também prestigiaram a solenidade o 1º vice-presidente do TJMG, desembargador Marcos Lincoln dos Santos; o corregedor-geral de Justiça de Minas Gerais, desembargador Estevão Lucchesi de Carvalho; o superintendente administrativo adjunto do TJMG, desembargador Vicente de Oliveira Silva; o juiz auxiliar da Presidência do TJMG Marcelo Fioravante; entre outras autoridades e familiares dos homenageados.
Fonte: TJMG