saojoaodestaque.jpgO presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes esteve hoje, 02, na comarca de São João Del Rei, onde se reuniu com os juízes da cidade e também de comarcas vizinhas, como Prados, Lavras e Barbacena. O vice-presidente da Amagis, juiz Bruno Terra Dias, participou do encontro representando o presidente da Associação, juiz Nelson Missias de Morais.

O ministro agradeceu a forma com que foi recebido pelos juízes e confessou ser um admirador de Minas Gerais. Gilmar Mendes falou sobre a importância da aproximação entre o Judiciário e a sociedade e disse que uma das metas do Judiciário é promover essa integração e estimular o desenvolvimento de atividades ligadas à prestação jurisdicional. “Temos muitos desafios pela frente, mas já avançamos significativamente. Creio que mudamos uma visão que se tinha de um Judiciário recolhido. O trabalho que se tem feito no CNJ, por exemplo, como os mutirões carcerários que são reforçados pela criação de varas de execução criminal e o trabalho desenvolvido nas varas de infância a âmbito do CNJ, mostra a preocupação e o empenho do Poder Judiciário”, afirmou o ministro completando que está a disposição dos magistrados para dar continuidade ao permanente diálogo em Minas Gerais ou em Brasília”.

Em nome da Amagis, o juiz Bruno Terra Dias saudou o ministro Gilmar Mendes e elogiou sua disposição em viajar pelo país e se reunir com juízes de 1º grau para encurtar a distância entre o Supremo e a base. “Nem sempre esse relacionamento foi tão próximo. É com grande satisfação que vemos a cúpula do Judiciário assumir a postura que nós, da Amagis, de forma vanguardista, já assumimos, que é a interiorização. O Judiciário tem que estar próximo do cidadão, mas é necessário que a cúpula do Judiciário esteja próxima de sua base”, afirmou. O juiz Bruno Terra abordou o esforço de integração e de iniciativas que a Associação vem adotando junto com o Poder Executivo, especialmente no campo da infância e juventude e das relações de família no Estado de Minas Gerais.

O ministro Gilmar Mendes estava acompanhado do juiz Paulo Tamburini, auxiliar da presidência do CNJ. De acordo com ele, o encontro entre o ministro e os juízes de 1º grau é um fato muito relevante. “O presidente do Supremo tem feito encontros como este em todo país. Ele faz questão de ter a oportunidade de conversar com os colegas. Acho que isso se reveste da maior importância porque é um momento que a magistratura tem de integração e a possibilidade de ter um contato direto com a presidência do STF”, disse.

Os magistrados da região homenagearam o ministro Gilmar Mendes com o descerramento de uma placa comemorativa. Depois da solenidade, o presidente do Supremo se reuniu a portas fechadas com os magistrados, onde foram discutidos assuntos de interesse da classe.

O desembargador Rogério Medeiros Garcia de Lima, que nasceu em São João del Rei, esteve presente ao encontro com o ministro. “São João é a 3ª comarca mais antiga de Minas Gerais, com praticamente 300 anos de existência, e já teve um filho ilustre, que foi o ministro do STF, Carvalho Mourão que dá nome a esse Fórum. Aqui também é terra natal de Tiradentes e do presidente Tancredo Neves. Então é uma honra muito grande, em pleno regime democrático da Constituição de 1988, receber o chefe do Judiciário brasileiro, que é o presidente do STF. Digo isso porque o povo está aprendendo que a democracia se consolida sobre esse tripé dos Três Poderes harmônicos e independentes entre si. O nosso Judiciário, cada vez mais, vem correspondendo a esse papel relevante de defesa da cidadania e da própria constituição”, disse ele agradecendo a visita de Gilmar Mendes à cidade mineira.

O diretor do foro de São João del Rei, juiz Hélio Martins Costa, afirmou que a visita do presidente do STF na comarca tem uma importância histórica. “Receber o líder maior do Poder Judiciário é extremamente importante para a comarca de São João del Rei. Basta lembrar que esta é uma das mais antigas comarcas do Estado. Essa é uma oportunidade ímpar para que idéias e experiências possam ser trocadas. O encontro possibilita o engrandecimento e o fortalecimento do Poder Judiciário em Minas e no Brasil inteiro”, disse. O juiz Elias Charbil Abdou Obeid, da comarca de Lavras, compartilha da opinião do diretor do foro e no sentido de que “a aproximação da presidência do Supremo com os juízes de 1ª instância fortalece a classe e promove a troca de experiência”.

Para o juiz de Prados, Arthur Eugênio de Souza, que também participou do encontro, a presença do ministro engradece a magistratura como um todo. “Para todos nós juízes da região é uma honra receber na comarca de São João del Rei o chefe do Poder Judiciário a nível nacional. Essa é uma maneira do ministro mostrar o carinho dele para com a nossa região e nos transmitir experiências”.

O juiz Marco Alves de Andrande, diretor do foro de Barbacena, destacou que a importância da visita do ministro à comarca é “a proximidade e a possibilidade de os juízes que estão no interior conversar, discutir problemas, apresentar seus anseios para aqueles que estão no topo do Poder Judiciário”.

“A principal importância desta visita é a valorização da justiça do interior. Esse é o ponto mais forte”, afirmou a juíza de Barbacena, Liliane Rossi dos Santos Oliveira, que também participou do encontro.


Conferência


Ao deixar o Fórum, o ministro Gilmar Mendes participou de uma conferência realizada pela Universidade Presidente Antônio Carlos (Unipac), de São João Del Rei, onde proferiu palestra com o tema “Novos aspectos do controle de constitucionalidade e reforma do Judiciário”, direcionada a estudantes do curso de Direito. Em seguida, ele participou de um almoço.

saojoao.jpgsaojoao1.jpg
saojoao2.jpgsaojoao3.jpg
saojoao4.jpgsaojoao5.jpg