“Um dos pilares de uma Associação de Proteção ao Condenado (Apac) é o voluntariado, que deve receber formação adequada e ser preparado para atuar de maneira solidária, amorosa, comprometida e eficaz. Na Apac, não há improviso e os voluntários também merecem atenção especial, são devidamente capacitados para trabalhar com os recuperandos”.

Essa fala da coordenadora do Programa Novos Rumos, desembargadora Jane Ribeiro Silva, ilustra bem a motivação do primeiro Seminário de Formação de Voluntários da Apac, na Comarca de Itabirito. As lideranças locais vão dedicar parte do seu tempo, para estudar o Método Apac, no período de 2 a 4 de setembro, na Associação Comercial e Empresarial (ACEI) que fica na Av. Queiroz Júnior, 77, em Itabirito - MG.

Conforme explica o também coordenador do Novos Rumos, desembargador Joaquim Alves de Andrade, “o seminário é fundamental para a consolidação da Apac que somente consegue ser levada à frente se houver participação e união dos órgãos públicos, empresariado, igrejas, escolas e todas as pessoas que desejam buscar uma solução para o grave problema carcerário”.

Inscreveram-se mais de 100 pessoas e o objetivo do seminário é divulgar a metodologia apaqueana e mobilizar os segmentos sociais da comunidade, buscando voluntários para o desenvolvimento da Associação na Comarca.

Com exibição de vídeos, palestras, dinâmicas, os futuros voluntários da Apac vão se deparar com os 12 elementos do método, com os desafios e obstáculos a serem enfrentados, mas vão também conhecer a história bem sucedida da Apac em Minas, e ver dados estatísticos que comprovam que vale a pena deixar a família, o lazer e os afazeres de um fim de semana para dedicação à causa do próximo. Um dos elementos é a espiritualidade e nela está baseada a fala de Cristo “estive preso e fostes me visitar”, forte motivação para os voluntários.

O seminário será conduzido pela equipe da Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC), com suporte de um recuperando e um voluntário da Apac de Itaúna. Estará presente também o presidente da Apac de São João Del Rei, Antônio Carlos Fuzatto, que vem desenvolvendo um eficiente trabalho à frente da associação local, que possui unidades masculina e feminina, com 153 e 28 recuperandos respectivamente.

A abertura do seminário será nesta sexta-feira, dia 2 de setembro, às 19h, na ACEI, e vai contar com a presença do diretor do Foro da Comarca de Itabirito, juiz de Direito Antônio Francisco Gonçalves, a cooperadora na comarca e representante do Programa Novos Rumos do TJMG, juíza de Direito Sabrina da Cunha Peixoto Ladeira, o promotor de Justiça da Comarca, Marino Cotta Martins Teixeira Filho, o prefeito Municipal de Itabirito, Manoel da Mota Neto, o presidente da Câmara Municipal, Vereador Geraldo Gonçalvez Mendanha, o presidente da 62ª Subseção da OAB/MG, Alceu José de Oliveira Batista, o presidente do Conselho da Comunidade de Itabirito, Gustavo de Goffredo Costa Santos, o presidente da Associação Comercial, Empresarial de Itabirito e presidente do Conselho Deliberativo da APAC, Tarcísio Bretas Lima, e a presidente da APAC de Itabirito, Maria Aparecida Ribeiro Hudson.


Fonte: TJMG