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Itaúna sedia curso para administradores das Apacs
03/06/2014 10h05 - Atualizado em 09/05/2018 15h58
Nos últimos dias 30 e 31 de maio e 01 de junho, o Programa Novos Rumos do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) apoiou a realização do curso para administradores das Associações de Proteção e Assistência aos Condenados (Apacs), oferecido no Centro de Reintegração Social da Apac de Itaúna. O curso contou com a presença de 46 participantes, entre membros da diretoria-executiva e representantes das Apacs de Alfenas, Campo Belo, Caratinga, Conselheiro Lafaiete, Frutal, Governador Valadares, Inhapim, Itaúna, Ituiutaba, Januária, Lagoa da Prata, Manhuaçu, Minas Novas, Nova Lima, Paracatu, Patrocínio, Pedra Azul, Perdões, Pirapora, Pouso Alegre, Rio Piracicaba, Santa Bárbara, Santa Luzia, Santa Maria do Suaçuí e São João del Rei, em Minas Gerais, de São Luis, no Maranhão, e Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo. O curso foi uma iniciativa da Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC).
A abertura do evento foi feita pelo diretor executivo da FBAC, Valdeci Ferreira, pela presidente da APAC de Itaúna, Lidia Vilela, e pelo presidente do Conselho Deliberativo da FBAC, Tomáz de Aquino Resende. Entre os assuntos, foram abordados a importância das unidades das Apacs, bem como da aplicação correta da metodologia. Representando o Instituto Minas Pela Paz (IMPP), o advogado Enéas Melo falou sobre o Programa Regresso. Após a visita a todas as dependências da APAC de Itaúna, foi a vez do voluntário Adilson Souza falar sobre a Gestão de Pessoas aos cursistas.
O segundo dia de curso foi direcionado aos temas Aspectos Práticos dos 12 Elementos Fundamentais do Método Apac (participação da comunidade, o recuperando ajudando o recuperando, trabalho, a espiritualidade e a importância de se fazer a experiência de Deus, assistência jurídica, assistência à saúde, o voluntário e o curso para a sua formação, Centro de Reintegração Social (CRS), mérito, e jornada de libertação com Cristo), ministrado pela equipe da FBAC. Entre outros temas, foram tratados administração de convênios, prestação de contas e transparência, com a colaboração das servidoras da Diretoria de Contratos e Convênios da Secretaria de Estado de Defesa Social, Julita Ferreira e Camila de Oliveira, e da inspetora de metodologia da FBAC, Tatiana Faria.
No último dia de curso, foram abordadas orientações diversas da FBAC, tais como segurança e disciplina, padronização e comunicação. O juiz da Vara de Execução Penal e vice-presidente do Conselho Deliberativo da FBAC, Paulo Antônio de Carvalho, falou sobre o tema Ética na Administração.
Fonte: TJMG