O magistrado Itelmar Raydan Evangelista (à direita na foto) tomou posse na tarde desta segunda-feira (2) como juiz substituto do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, na classe de juiz federal. Ele ocupa a vaga deixada pela juíza Sônia Diniz Viana, que encerrou o seu biênio no da 1º de outubro.
TRE-MG - posse do juiz federal substituto Itelmar Raydan Evangelista. Foto: Cláudia Ramos / TRE-MG/

O TRE-MG é composto por sete membros titulares e igual número de substitutos. Além do juiz oriundo da Justiça Federal, dois desembargadores e dois juízes de direito são provenientes do TJMG e dois juízes são da classe dos advogados. Os integrantes atuam por dois anos, podendo ser reconduzidos por mais um biênio.

Ao dar posse ao novo juiz substituto, o presidente do TRE-MG, desembargador Edgard Penna Amorim, destacou que “a Corte ganha mais uma vez com a chegada de Itelmar, que vai nos emprestar o brilho da sua inteligência e experiência”.

Itelmar Evangelista vê a sua posse como um desafio de grande responsabilidade, pois “por essa cadeira passaram juízes federais da mais alta importância e competência”.

Perfil

Natural de São Pedro do Suaçuí/MG, Itelmar Raydan Evangelista é graduado em Direito pela Faculdade de Direito da PUC Minas (1992) e pós-graduadoem Direito Tributário. Foiprocurador autárquico do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) até ingressar na magistratura federal em 1997, exercendo a judicatura na 20ª Vara de Belo Horizonte. Foi diretor do Foro da Justiça Federal - Seção Judiciária de Minas Gerais no biênio 2010-2012.

Fonte: TRE-MG