Em Ituiutaba, os próprios sentenciados, inclusive aqueles que foram condenados por violência doméstica e familiar, ajudaram indiretamente a financiar a implantação da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, à Criança e ao Idoso, inaugurada no final do mês passado. É que a Vara Criminal, da Infância e da Juventude e de Precatórias da Comarca de Ituiutaba destinou parte das verbas provenientes da aplicação de penas pecuniárias em sentenças condenatórias para esse projeto.

ituiutabaFoto: Divulgação


Presente na solenidade de inauguração da nova delegacia, o juiz Marcos Vedovotto, responsável pela Vara Criminal, lembrou que as vítimas de violência merecem toda a atenção, especialmente quando se trata de crimes domésticos. O magistrado destacou a importância da campanha Justiça pela Paz em Casa, que é promovida pelo Conselho Nacional de Justiça em todo o País e, no TJMG, fica sob a responsabilidade da desembargadora Kárin Emmerich.


De acordo com o juiz Marcos Vedovotto, é considerável o número de feitos distribuídos anualmente na comarca relativos à violência doméstica e familiar, principalmente com vítimas mulheres: em 2015 foram 510 e, em 2016, de janeiro até a presente data, já foram 310.


O magistrado disse que o projeto da delegacia especializada foi escolhido para receber as verbas pecuniárias proveniente das sentenças condenatórias do ano de 2015, porque é importante prestar um atendimento diferencial às vítimas desse tipo de violência, além de ser essa uma forma de prestigiar e reconhecer o trabalho que vem sendo desenvolvido pela 3ª Delegacia Regional da Polícia Civil do Estado de Minas Gerais.

Fonte: TJMG