Atualmente, 821 jovens de Ituiutaba estão sendo beneficiados com recursos da Justiça criminal aplicados em projetos sociais. As verbas aproximam-se de R$ 300 mil e serão repassadas até o fim deste ano. Todas as crianças e adolescentes beneficiados estão matriculados e frequentam as escolas do município, conforme prestação de contas encaminhada pelas entidades responsáveis pelos projetos.
A Vara Criminal, da Infância e da Juventude e de Execuções Penais de Ituiutaba, atenta às regras do Provimento Conjunto 27/2013 do TJMG e da Resolução 154/2012 do CNJ, publicou edital para a seleção e a destinação dos valores originados de prestações pecuniárias objeto de transações penais e sentenças condenatórias.
A divulgação dos projetos selecionados foi feita durante as comemorações ao Dia da Justiça do ano passado, em audiência pública que contou com a presença do presidente do TJMG, desembargador Pedro Bitencourt Marcondes, do corregedor-geral de justiça, desembargador Antônio Sérvulo dos Santos, do presidente da Associação dos Magistrados Mineiros, desembargador Herbert Carneiro, e do desembargador Cássio Souza Salomé.
Ao todo, foram selecionados 18 projetos, sendo que seis são voltados especificamente para a educação e priorizam jovens e adolescentes em situação de risco social. Esses últimos são o “Bombeiro Mirim”, o “Bom de Bola, Bom na Escola”, o “Atleta Campeão”, o “Tênis na Escola”, o “Caminho do Guerreiro” e o “Futebol, Inglês e Educação”.
Para o juiz Marcos Vedovotto, da Vara Criminal, da Infância e da Juventude e de Execuções Penais de Ituiutaba, não basta ao magistrado de hoje despachar e sentenciar nos processos. Ele deve ir além, ser mais participativo e contribuir para a construção de uma comunidade justa, livre e solidária, por isso a necessidade de investir na infância e na juventude.
Fonte: TJMG