Foi inaugurada nesta sexta-feira, 18, a 26ª Seccional da Amagis, na comarca de Ituiutaba, no Triângulo Mineiro. A solenidade foi realizada no Salão do Tribunal do Júri, no Fórum Desembargador Newton Ribeiro da Luz, e contou com a presença do presidente da Amagis, juiz Bruno Terra, do diretor da revista Amagis Jurídica, juiz Gilson Soares Lemes, além dos magistrados da região.
Foi empossada a diretoria da seccional composta pelos juízes Marcos José Vedovotto, diretor; Izabel Cristina de Freitas Prudêncio, tesoureira; e Vanessa Guimarães da Costa Veodvotto, secretária.
Segundo o presidente da Amagis, essa é uma data histórica, porque materializa-se um sonho de muitos anos. Ainda de acordo com ele, a instalação da seccional foi uma promessa feita em 2009, durante uma visita à comarca de Ituiutaba, juntamente com o então presidente Nelson Missias. “A palavra do Nelson merece enorme respeito. Estivemos aqui e prometemos que faríamos a inauguração”, disse.
“A 26ª Seccional há de alcançar grande sucesso na realização da tarefa de buscar as melhores condições de trabalho para os juízes, as melhores condições de segurança para o fórum e os magistrados em sua vida social e o resgate da dignidade da magistratura. Isso não se faz em um gabinete, tampouco na presidência da Amagis ou da AMB, mas sim, diuturnamente na convicção e na atitude de todos nós, porque se não houver empenho de todos os magistrados, de nada adiantará o presidente da Amagis ou da AMB dizer qualquer coisa. Somente a força, a devoção de cada um de nós a essa causa pública trará a verdadeira decisão e nos permitirá a retomada da dignidade da magistratura brasileira, hoje tão combalida, mas jamais derrotada”, afirmou o juiz Bruno Terra.
O juiz Marcos Vedovotto lembrou que a instalação da seccional em Ituiutaba é um sonho antigo dos magistrados da região e agradeceu o empenho da Amagis na realização dessa iniciativa. “Estejam certos de que não mediremos esforços para fortalecer o ideal comum de uma justiça eficiente, moderna, atuante e independente”, afirmou.
Para a juíza Izabel de Freitas, este é um momento de união da classe. “Lutamos para alcançar este momento e usufruir daquilo que a Amagis nos proporciona. Queremos que a Seccional seja um elo entre os juízes do interior e da capital para somarmos esforços e atingirmos uma magistratura cada vez mais forte e eficiente”, disse.
Integração
A presença da diretoria da Associação no Triângulo Mineiro faz parte do processo de interiorização das ações da Amagis, que tem o objetivo de promover, cada vez mais, a integração de toda a magistratura. Antes da solenidade, o juiz Bruno Terra reuniu-se com os juízes de Ituiutaba para discutir interesses da classe.
Ainda neste ano serão inauguradas outras duas seccionais da Associação, sendo uma em São João del Rei, e outra em Alfenas. Com isso, subirá para 28 o número de seccionais em atividade por todo o Estado, servindo como base aos magistrados mineiros.
Pensamento Jurídico
Ainda na comarca de Ituiutaba, foram gravadas duas edições do Pensamento Jurídico, programa de TV produzido pela Amagis e exibido pela TV Justiça, em rede nacional.