A Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) organiza a IV edição da Caminhada Negra, que ocorrerá em onze capitais brasileiras, incluindo Belo Horizonte, para celebrar o Dia da Consciência Negra (20 de novembro) e destacar a rica contribuição do povo negro para a formação da sociedade brasileira.
Em Belo Horizonte, a Caminhada Negra será realizada no dia 30 de novembro, com início às 9h no Coreto da Praça da Liberdade, com destino ao Mercado Novo, no Centro. Durante o trajeto, os participantes poderão vivenciar manifestações culturais negras e conferir batalhas de rima no Viaduto de Santa Tereza. Ao final, serão recebidos no Mercado Novo com a tradicional comida mineira, em um encerramento que celebra a identidade e o legado afro-brasileiro. A caminhada é destinada a magistrados(as) e dependentes.
O ponto alto da mobilização nacional acontecerá em Salvador no dia 20 de novembro, durante o feriado de Dia da Consciência Negra e Dia Nacional de Zumbi dos Palmares. Nas demais dez capitais, a mobilização ocorrerá nos dias 23 e 30 de novembro, em trajetos que relembrarão e valorizarão a história dos negros, destacando seu protagonismo na formação do Brasil. No dia 23, as caminhadas serão realizadas em São Luís (MA), Macapá (AP), São Paulo (SP) e Porto Alegre (RS). No dia 30, as comemorações acontecerão em Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Curitiba (PR), Fortaleza (CE) e Rio de Janeiro (RJ).
Encontro Nacional de Juízas e Juízes Negros e Fórum Nacional contra o Racismo
Nos dias 21 e 22 de novembro, o Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA) será palco de dois eventos no combate ao racismo e à discriminação: o 7º Encontro Nacional de Juízas e Juízes Negros (ENAJUN) e o 6º Fórum Nacional de Juízas e Juízes contra o Racismo e todas as formas de Discriminação (FONAJURD). Os encontros têm como objetivo aprofundar o debate institucional sobre pautas raciais, políticas de segurança pública e o papel do Judiciário em uma sociedade complexa e diversa.
Os eventos serão realizados no Auditório Desembargadora Olny Silva, no edifício-sede do TJBA, com transmissão on-line pelo canal do Poder Judiciário da Bahia no Youtube. Magistrados, servidores e demais interessados em participar devem se inscrever até o dia 20 de novembro. Acesse, aqui, o site do ENAJUN.
Inscrições público externo (CLIQUE AQUI)
O tema deste ano, “Futuro, Tecnologia e Igualdade Racial”, aborda questões urgentes, como o racismo algorítmico, racismo ambiental, os direitos das comunidades quilombolas e dos povos originários, e o protocolo de julgamento com perspectiva racial. Com a participação de autoridades do sistema de Justiça e especialistas em direitos humanos, a programação inclui conferências de abertura e encerramento, além de quatro painéis temáticos que explorarão assuntos como a infância e a juventude negra, a ecologia decolonial e a cosmovisão de povos tradicionais.
A 7ª edição do ENAJUN e o 4º FONAJURD são uma realização do Tribunal baiano, por meio da Universidade Corporativa Ministro Hermes Lima (Unicorp-TJBA), do Tribunal Regional do Trabalho 5ª Região (TRT5) e da sua Escola Judicial, com o apoio do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), da Associação dos Magistrados da Bahia (AMAB) e da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (ANAMATRA).