Raquetes, bolas, quadras de saibro, atletas e alegria. Esses foram os ingredientes da IX Copa Regional de Tênis Centro-Oeste/ Sudeste, realizada entre os dias 11 e 14 de junho, em Cuiabá (MT). Nem mesmo a queda de temperatura na calorosa cidade desanimou os magistrados atletas, que se dedicaram ao esporte em jogos disputados, realizados nas quadras de saibro do Cuiabá Tênis Clube.

Com os jogos, 16 atletas foram premiados, sendo sete troféus aos representantes da Associação de Magistrados de Mato Grosso (Amam), seis aos de São Paulo (Apamagis), seguido do Tocantins (Asmeto), Minas Gerais (Amagis), e Rio de Janeiro (Amerj), com um troféu para cada Estado.

Na categoria Livre, com atletas até 40 anos, o título de campeão ficou com Flavio Miraglia Fernandes, de Mato Grosso e de vice-campeão com Marcelo Augusto Ferrai Faccioni, do Tocantins. “Além da confraternização há uma sadia rivalidade entre os atletas. É muito interessante como a cada ano buscamos nos superar nas competições. Eu sou um exemplo já que, mesmo com cãibra, consegui o troféu de vice”, afirmou Marcelo.

Enquanto isso, na categoria Master, com representantes até 50 anos incompletos, o 1° lugar ficou com Venício Antonio de Paula Salles, de São Paulo, e, em 2° lugar, João Marcos de Castello Branco Fantinato, do Rio de Janeiro.

Já na categoria Super Máster, com atletas até 60 anos incompletos, magistrados de São Paulo estiveram imbatíveis com Paulo Sérgio da Silva como campeão e Luiz Pinheiro Sampaio como vice. Na categoria Sênior, com magistrados até 70 anos incompletos, Gerson Ferreira Paes, representante da Amam levou a melhor, seguido do magistrado paulista João Carlos Saletti. “Em nome dos demais participantes, agradeço a gentileza dos colegas de Mato Grosso, que eu não conhecia pessoalmente e nos receberam tão bem, preparando nossa viagem, nossa instalação, nossa alimentação, entre tantas outras coisas”, afirmou.

As mulheres também se destacaram na competição, consagrando-se campeã a representante da Amam, Gabriela Carina Knaul de Albuquerque e Silva e vice-campeã a mineira Cláudia Helena Batista. “Não conhecia o Estado de Mato Grosso e estou impressionada com essa recepção calorosa”, discursou Claudia. “Sou mineira mas já me sinto um pouquinho mato-grossense”, acrescentou.

Por fim, Venício Antonio de Paula Salles da Apamagis e Paulo de Toledo Ribeiro Junior da Amam receberam os troféus de campeões na categoria dupla. Flavio Miraglia Fernandes e Aristeu Dias Batista Vilella, representantes mato-grossenses ficaram com os troféus de vice.

A premiação do evento, realizado pela Amam em parceria com a AMB, ocorreu no último sábado, dia 13 de junho, durante um jantar de confraternização no quiosque da sede social da entidade classista anfitriã.

Representando a AMB, o diretor-adjunto de tênis Luiz Alberto Moro Cavalcante lembrou do incentivo ao esporte proposto pela AMB como forma de atenuar a difícil jornada encarada pela magistratura brasileira. “O esporte é um grande incentivador tanto na confraternização como também no resgate à saúde dos nossos colegas”.

Já o representante da Amam, que é coordenador de tênis da instituição, desembargador Gerson Ferreira Paes, ressaltou a troca de experiências promovida pela Copa, tanto no exercício da magistratura quanto nas atividades referentes ao esporte. “Tudo transcorreu muito bem com o congraçamento daqueles que mais se destacaram nas disputas, incluindo colegas do Estado”, considerou. O magistrado apenas lamentou o número reduzido de inscritos. “Só esperamos que a redução dos participantes neste ano não signifique uma queda maior no ano que vem”, precaveu.

Homenagem – Os magistrados da Apamagis, Yoshiaki Ichihara e da Amam, Paulo de Toledo Ribeiro Junior foram homenageados com troféus pelos organizadores do evento pela vasta experiência e dedicação ao tênis. “Estou muito feliz com essa homenagem, e registro a minha gratidão e muita admiração aos colegas do Estado pela organização deste evento”, pontuou Yoshiaki.

Esposas – As esposas dos magistrados tenistas também participaram ativamente das competições. Elas torceram pela vitória dos maridos e aproveitam a oportunidade para conhecer as cidades por onde passam e fazer novas amizades com as cônjuges de magistrados de outros estados. Atenta às atividades destinadas às esposas, Geralda Aparecida Andrade, mulher do coordenador de tênis da Amam, desembargador Gerson Ferreira Paes, fez questão de recepcionar a todas. “Toda vez que participo com o meu marido nas competições em outros Estados somos muito bem tratados. Fizemos o mesmo, tanto durante a Copa quanto durante os passeios”, afirmou. Marli Begosso Cavalcante, esposa do magistrado paulista Luiz Alberto Moro Cavalcante, não deixou de registrar nenhum momento, com a câmera em punho. “Tenho certeza que será tudo maravilhoso como sempre é. A família do tênis é isso, sempre uma grande confraternização”, disse.

Arbitragem - O árbitro geral da Copa, Eduardo Gomes, ficou impressionado com a dedicação dos atletas. “Todo mundo foi muito bem, cumprindo horários e jogando corretamente. Não deram trabalho algum tanto que não tivemos nenhuma contusão”, revelou. Eduardo contou também com o apoio do árbitro auxiliar, Caio Gomes e do professor de tênis da Amam, Davi de Almeida.

Passeios - Além dos jogos, os magistrados e familiares que estiveram em Cuiabá aproveitaram para conhecer a cidade escolhida como subsede da Copa do Mundo de 2014. Os interessados em belezas naturais, conheceram ainda o Pantanal mato-grossense, assim como os grandes cânions de Chapada dos Guimarães.

Confira abaixo os campeões e vice-campeões de cada categoria:


Categoria Livre – até 40 anos incompletos

Campeão: Flavio Miraglia Fernandes (Amam)

Vice-Campeão: Marcelo Augusto Ferrai Faccioni (Asmeto)


Categoria Master – até 50 anos incompletos

Campoeã: Venício Antonio de Paula Salles (Apamagis)

Vice-Campeão: João Marcos de Castello Branco Fantinato (Amaerj)


Categoria Super Master
– até 60 anos incompletos

Campeão: Paulo Sérgio da Silva (Apamagis)

Vice-Campeão: Luiz Pinheiro Sampaio (Apamagis)


Categoria Sênior – até 70 anos incompletos

Campeão: Gerson Ferreira Paes (Amam)

Vice-Campeão: João Carlos Saletti (Apamagis)


Categoria Feminino – Qualquer idade

Campeã: Gabriela Carina Knaul de Albuquerque e Silva (Amam)

Vice-Campeã: Cláudia Helena Batista (Amagis)


Categoria Dupla – Feminino, Masculino ou Mista

Campeões: Venício Antonio de Paula Salles (Apamagis)

Paulo de Toledo Ribeiro Junior (Amam)

Vice-Campeões: Flavio Miraglia Fernandes (Amam)

Aristeu Dias Batista Vilella (Amam)

Atletas Homenageados: Yoshiaki Ichihara (Apamagis)

Paulo de Toledo Ribeiro Junior (Amam)
Fonte: AMB