Em sua última sessão como integrante do 1º Grupo de Câmaras Criminais, a desembargadora Jane Silva foi homenageada hoje, 9, por seus colegas do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). A desembargadora irá se aposentar no dia 31 de agosto.
O desembargador Baía Borges, presidente do grupo, passou a presidência da sessão para a desembargadora Jane Silva, como uma forma de homenageá-la. “Meus parabéns por sua carreira de magistrada, de professora e de profissional do Direito. Vossa excelência honrou o nome da magistratura mineira quando ingressou na carreira”, afirmou Borges.
O desembargador Joaquim Herculano endossou a manifestação e fez uma homenagem particular à desembargadora. “Vossa excelência fez uma das mais belas e bonitas carreiras da magistratura, não só pela densidade de seus votos e por seu conhecimento, como também por sua personalidade altiva e independente”, disse Herculano
O desembargador Nelson Missias de Morais, assessor especial da Presidência da Amagis, também se despediu da colega. “Tive a oportunidade de, nos últimos três anos, viajar todo o Brasil e, por onde passava, a desembargadora Jane Silva era citada como um modelo de magistrada e jurista”, lembrou o ex-presidente da Amagis.
O promotor de justiça Augusto José Leal aderiu às homenagens e falou em nome do Ministério Público. “Temos a certeza que vossa excelência deixou uma trajetória magnífica, como mulher e como magistrada, um exemplo digno a ser seguido”, disse.
Em suas palavras, Jane Silva agradeceu as homenagens e demonstrou o que observou em todos esses anos na magistratura. “Sempre pensei em um juiz humanista, voltado para os anseios da sociedade e preocupado em dar sua contribuição para uma pátria justa, solidária e fraterna, conforme recomenda a Constituição. Sempre fui fiel ao juramento que prestei, de respeitar a Constituição, quando assumi meu cargo. Isso tem estado presente em todos os atos de minha vida”, afirmou.
A desembargadora Jane Silva se aposentará, mas continuará realizando seu trabalho como superintendente adjunta da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef) e como coordenadora do Projeto Novos Rumos.
Foto: Rodrigo Vilaça