jane_silva.jpgA Corte Superior do TJMG tem uma nova integrante efetiva. A desembargadora Jane Ribeiro Silva foi empossada no início da sessão de hoje, 13. Além de presidente da 3ª Câmara Criminal, a magistrada é diretora do Centro de Estudos da Magistratura e da revista Amagis Jurídica.

Para o vice-presidente da AMB, desembargador Doorgal Andrada, “o ingresso da desembargadora Jane Silva na Corte Superior vem não só engrandecer e orgulhar toda a magistratura mineira, tendo em vista a sua brilhante carreira, a inteligência e o preparo jurídico que sempre tem demonstrado, como também é exemplo para todos que se dedicam e acreditam que a justiça se faz de forma prudente e com firmeza”.

O ex-presidente da Amagis, juiz Nelson Missias de Morais, disse que Jane Silva é um ícone da magistratura brasileira. “Sua presença na Corte Superior é motivo de alegria para todos os magistrados que conhecem sua capacidade, seu senso de justiça e seu lado humanista”, afirmou.

O desembargador Tiago Pinto destacou, além da consolidada carreira, a atuação da desembargadora como ministra convocada do Superior Tribunal de Justiça (STJ), entre 2007 e 2009. “Estamos muito contentes, pois a desembargadora Jane Silva é uma amiga dos juízes e uma professora que se dedica a muitas atividades na Escola Judicial, dividindo seus conhecimentos. Tudo isso define bem a sua competência e dimensiona a contribuição que ela dará à Corte”, disse.

O presidente do TJMG, desembargador Sérgio Resende, afirmou que a posse é uma honra para a magistratura mineira. A vaga foi aberta com a aposentadoria, no último dia 7 de janeiro, do desembargador José Francisco Bueno.

Carreira

Jane Silva nasceu em Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira. Formou-se em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em 1966. Foi advogada em Belo Horizonte e Conselheiro Pena. Ingressou na magistratura em 1972 e atuou em Pouso Alegre, Bom Sucesso, Aiuruoca, Camanducaia, Brasópolis, Borda da Mata, Araguari e Belo Horizonte.

Assumiu como desembargadora do TJMG em 2001e atuou como ministra convocada do Superior Tribunal de Justiça (STJ) de 2007 a 2009.

No âmbito acadêmico, foi professora de Direito Penal e Processo Penal da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), de Direito Constitucional, Prática Forense, Processo Civil, Penal e Processo Penal na Faculdade de Direito do Sul de Minas e Direito das Sucessões, Direito Comercial, Direito Penal e Direito Processual Penal na Universidade Católica de Minas Gerais.

É pós-graduada em Direito Público, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, e em Direito Processual Civil e Penal e Processo Penal, pelo Instituto de Direito do Rio de Janeiro.



Crédito da foto: Rossana Souza