José Augusto Lourenço dos SantosO magistrado José Augusto Lourenço dos Santos tomou posse, nesta quinta-feira, 16, no cargo de desembargador do TJMG. Ele foi promovido na sessão do Órgão Especial do dia 24 de junho e passa a integrar a 12ª Câmara Cível do Tribunal. O magistrado, que era titular da 2ª Vara Cível da Comarca de Timóteo, no Vale do Aço, assinou o termo de posse e recebeu o Colar do Mérito Judiciário.

José Augusto Lourenço dos Santos nasceu em Portugal, mudou-se com a família para Angola em 1961, onde foi oficial do exército português, e chegou ao Brasil em 1975, sendo naturalizado em 1982. A Amagis publicou matéria no jornal DECISÃO, em 2009, sobre a história do magistrado. Confira-a clicando na imagem ou aqui.

No serviço público brasileiro, foi promotor de justiça nas comarcas de Mesquita, Guanhães e Caratinga. Ingressou na magistratura em 1988 e atuou nas comarcas de São João Evangelista, Sabinópolis, Coronel Fabriciano e Timóteo. É bacharel em Direito Pela PUC Minas e mestre em Direito Público pela Gama Filho.

Juiz

Na mesma cerimônia, o juiz Genil Anacleto Rodrigues Filho, titular da 4ª Vara de Feitos Tributários do Estado da comarca de Belo Horizonte, foi convocado para compor a partir de hoje, por substituição, a 10ª Câmara Cível do TJMG. O magistrado ingressou na magistratura como juiz substituto nas comarcas de Itabirito e Betim e foi titular das comarcas de Itambacuri, Patos de Minas e Belo Horizonte.


José Augusto Lourenço 2

Des. Pedro Bitencourt e juiz Genil Anacleto

Fotos: Renata Caldeira/TJMG