Um homem de 21 anos foi condenado a assistir a 10 sessões de julgamento no 1º Tribunal do Júri no Fórum Lafayette, em Belo Horizonte, como medida educativa adicional à pena de 4 anos de prisão. A decisão é do presidente do Tribunal do Júri de BH, Carlos Henrique Perpétuo Braga, e foi divulgada nessa quarta-feira (5).

O jovem cumprirá a pena em regime inicial aberto. Ele participou de cinco tentativas de homicídio em agosto de 2012 e também foi denunciado por porte de drogas, mas este último delito não foi comprovado.

A intenção do magistrado foi estimular o jovem a "se pautar no cumprimento da lei". O juiz considerou que o réu, por ser muito jovem e ter se afastado dos estudos precocemente, "parece não ter a exata dimensão da cidadania, que impõe deveres paralelamente aos direitos". Braga espera que a medida possa "sedimentar a noção quanto aos riscos e perigos que a vida levava".

O juiz analisou as condições sociais do jovem e concluiu que elas podem ter contribuído a aproximação dele com as drogas. Além disso, o magistrado observou que, pelo fato de o réu ter se afastado precocemente da escola, ele tem "habilidades intelectuais limitadas" e ainda não alcançou uma profissão melhor.

Foi examinado, ainda, os prontuários do jovem. Braga constatou que a personalidade do réu não sugere inclinação para o desrespeito às regras de boa convivência social e à violação da lei.

A decisão está sujeita a recurso.

Fonte: Rádio Itatiaia